Deputados escolhem Toledo para ocupar vaga de conselheiro do TC

Na quinta-feira passada, dos 25 candidatos à vaga inscritos originalmente, apenas 14 compareceram e foram sabatinados pelos deputados durante cerca de sete horas no plenário da ALE.

Como já era esperado, o deputado Fernando Toledo (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), foi escolhido por seus pares para ocupar a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), vaga desde a aposentadoria de Isnaldo Bulhões.

Em sessão especial presidida pelo deputado Antonio Albuquerque (PTdoB) na sede do Poder Legislativo, Toledo foi escolhido, em votação secreta, por 20 dos 25 deputados presentes à sessão. Três votaram na promotora Karla Padilha, um votou em MarcoToledo e um para Horácio Aguiar.

Antes do início da votação, o deputado João Henrique Caldas (PTN) solicitou que a votação fosse aberta, para atender a um clamor da população. Judson Cabral (PT) também defendeu o voto aberto, mas, o pedido não foi atendido pelo presidente em exercício.

Albuquerque disse que, embora louvasse a iniciativa do parlamentar, a votação aberta alteraria o Regimento Interno da Casa. Mesmo após a explicação, o presidente consultou o plenário, mas, apenas três, dos 25 deputados se manifestaram a favor da votação aberta.

Em um breve aparte, o deputado Temóteo Correia (DEM) disse que a votação secreta era interessante, pois dava “vontade de trair e, por isso, era mais estimulante que a votação aberta”.

Disputa

Na quinta-feira passada, dos 25 candidatos à vaga inscritos originalmente, apenas 14 compareceram e foram sabatinados pelos deputados durante cerca de sete horas no plenário da ALE.

Segundo a assessoria de Comunicação da Casa, o nome de Toledo será encaminhado para apreciação do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), que pode indicar o parlamentar para o cargo ou aguardar a decisão da justiça acerca da disputa entre Ministério Público de Contas e Poder Legislativo sobre de quem é a indicação.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos