Câmara de Maceió realiza 9ª edição do Parlamento na Praça

Ascom CâmaraParlamento na Praça

Parlamento na Praça

Embalada pelo Hino Nacional, tocado pela orquestra do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, a comunidade de Fernão Velho presenciou a realização da nona edição do Parlamento na Praça, promovido pela Câmara Municipal de Maceió. A sessão itinerante ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na Praça São José, localizada naquele bairro, sob proposição do vereador Berg Holanda (PR).

Iniciando a sessão, o presidente da Casa, Galba Novaes (PRB), agradeceu a presença de todas as lideranças comunitárias como também o apoio das entidades que tornaram possível a prestação de serviços gratuitos para a sociedade presente. O vereador ainda repudiou o Governo do Estado que tem brecado, no evento, os serviços de retirada da carteira de identidade e de trabalho, assim como a apresentação da orquestra da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL).

“Nos eventos anteriores nós contamos com os serviços de retirada da carteira de identidade, de trabalho e com a apresentação da Orquestra da Polícia Militar, com o apoio do Governo do Estado. Já há duas sessões estes serviços têm sido brecados devido a questões políticas que, na minha opinião, nunca deveriam ser maior quando o bem comum da sociedade está em jogo” – comentou Novaes.

O presidente da Casa, em nome do propositor da sessão, Berg Holanda, justificou a ausência do mesmo informando que o parlamentar se encontra em Brasília atendendo ao pedido do partido pelo qual faz parte, o Partido Republicano (PR). Na ocasião, Novaes ressaltou a importância da realização do evento e ofereceu todo apoio aos enfermeiros, presentes na sessão para pleitear a instalação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da categoria. “Veja a importância da realização deste evento: aqui encontramos a comunidade, em sua amplitude, que vem se manifestar, trazer seus reclames e mostrar a verdadeira realidade em que vive. Hoje temos presentes, além de lideranças comunitárias, um grupo de pescadores que veio reivindicar melhorias para a categoria e os integrantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas, que hoje vieram pedir a instalação do PCC dos mesmos. Estamos aqui para ouvir vocês e para dizer que esta Casa irá encampar suas lutas, na esperança de uma sociedade mais justa e desenvolvida” – declarou o vereador.

Também a vereadora Heloísa Helena (PSOL) fez uso da tribuna pedindo apoio a seus pares na aprovação do Plano de Cargos e Carreiras dos enfermeiros do município. “Quando esta Casa aprovou o PCC dos médicos a prefeitura se comprometeu em aprovar o dos enfermeiros também, mas infelizmente temos sido esquecidos. Quero então, diante desta comunidade e dos representantes do Sindicato dos enfermeiros, pedir o apoio desta Casa para a aprovação de um projeto que vai beneficiar uma classe muito importante para a saúde pública” – disse.

Em apoio à causa dos enfermeiros, o vereador Théo Fortes (PTdoB), informou que não só ele, mas também os demais parlamentares presentes, compartilham da mesma solidariedade ao pleito dos profissionais da área de enfermagem. “Sabemos que quando a pessoa é da oposição encontra dificuldades para conseguir aprovação de projetos. Mas, com o compromisso do presidente desta Casa, que tem logrado em várias revindicações sociais, e com a solidariedade de todos os vereadores que aqui estão presentes, a Câmara irá articular com a prefeitura para que estes profissionais, que tem ‘segurado a peteca’ da saúde pública de todo o Estado, consigam o que lhe é de direito” – afirmou Fortes.

Audiência Pública
A enfermeira Joseane Basílio, representando a categoria, utilizou a tribuna para pedir apoio não só na aprovação do projeto que institui o PCC dos enfermeiros, mas nos trâmites da matéria. “Pelo que ouvimos aqui, temos o apoio unânime na aprovação do nosso plano e somos muito gratos, mas até ele chegar a esta Casa ele precisa andar e atravessar questões políticas. Por isto, aproveito esta oportunidade para pedir que vocês ajudem nos trâmites, pois nosso plano está emperrado na Procuradoria Geral do Município, sem previsão para ser avaliado e gostaríamos de tê-lo aprovado até o final desta gestão municipal” – resaltou a enfermeira, parabenizando a Câmara pela realização do evento.

Em resposta à reivindicação realizada por Joseane, Galba Novaes se comprometeu em agendar uma audiência, já na semana que vem, com o procurador geral do município, os vereadores da Câmara e os integrantes do sindicato da classe.

Já o líder comunitário do Rio Novo, Jackson Silva, mais conhecido como “Som”, pediu melhorias para a sua região e a interferência da Casa de Mário Guimarães na concretização de um requerimento, já aprovado pelo Legislativo municipal, para a construção de uma praça para a comunidade local.

Também o líder comunitário de Fernão Velho, José Ageu, agradeceu a realização do evento e pediu políticas de fomento ao esporte, à cultura e ao lazer para a comunidade. “Já conseguimos trazer muitas conquistas para nosso bairro, mas ainda temos carência em políticas públicas que ofereçam lazer, esporte e cultura para nossos jovens. Já foi aprovada uma verba no valor de cem mil reais para a construção de uma quadra de esportes d Parça da Feira, falta apenas a realização do projeto” – concluiu.

Finalizando a sessão, os vereadores se comprometeram em, dentro de duas semanas, solicitar a limpeza e recolhimento do lixo de algumas ruas da Goiabeira e liberar o aceso à ladeira de pedras, que foi fechada desde há mais de 10 anos, assim como solicitar a construção da quadra de esportes do bairro.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos