IMA monitora vazamento de óleo em Coruripe

Divulgação/GoogleLitoral de Coruripe

Litoral de Coruripe

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) monitora, desde a manhã de hoje (03), a mancha de óleo causada por um vazamento após rompimento em peça de conexão em uma linha hidráulica no campo marítimo Paru, da Petrobrás, localizado na região oceânica de Coruripe, a cerca de 16km da costa. Primeiro os técnicos sobrevoaram e percorreram por terra a costa do município. Depois seguiram de barco até o local do acidente ocorrido no final da tarde de ontem.

Segundo informações da Petrobrás, vazou cerca de 0,2m³ ou aproximadamente 200 litros de óleo hidráulico HR68, entre 18h20 e 18h25. “Nós tivemos a informação de que o vazamento durou apenas cinco minutos e foi contido. Durante o sobrevôo observamos que a mancha de óleo não está próxima da praia e isso nos deixa um pouco menos apreensivos quanto a proporção dos possíveis impactos, mas é importante considerar que é uma poluição e que ela poderá acarretar danos ao meio ambiente”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

Ele e o diretor técnico, Ricardo César, chegaram a cerca de 04Km da costa em um helicóptero. “Não pudemos ir mais perto do local do acidente por causa da capacidade da aeronave, mas observamos também a presença do navio recolhedor de óleo”, argumentou Adriano Augusto. Ele disse ainda que quaisquer tipos de medidas punitivas só poderão ser aplicadas após a elaboração de um relatório mais preciso. “Nossa equipe reunirá o máximo de informações e só então é que teremos condições de observar que medidas são cabíveis”.

O Campo Paru está localizado a cerca de 14 quilômetros de Coruripe e faz a extração de gás natural e condensado, o vazamento se deu devido ao rompimento em uma das conexões de uma linha hidráulica. “Não há indícios de que o óleo chegará até a costa de onde a mancha está em uma perspectiva paralela. Entretanto, há o movimento da maré e por isso continuaremos monitorando”, explicou Ricardo César.

A Petrobrás, dentro do plano de emergência, além de acionar o recolhedor de óleo e avisar ao IMA, comunicou o incidente ao Ibama e à Marinha.

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos