HU realiza mutirão para detecção de pacientes com Hanseníase

O mutirão acontece das 9h às 15h deste sábado, dia 05.

Alagoas24horasO mutirão acontece das 9h às 15h deste sábado, dia 05.

O mutirão acontece das 9h às 15h deste sábado, dia 05.

Médicos dermatologistas do Hospital Universitário (HU) realizam durante todo o dia deste sábado (05) um mutirão para detectar potenciais portadores de Hanseníase. A estratégia dos especialistas é diagnosticar a doença o mais cedo possível para reduzir o número de portadores da doença e minimizar as deformidades causadas pela mesma.

“Infelizmente não só Alagoas, mas o Brasil, ainda possui índices elevados portadores. Mutirões como este tem o objetivo de aproximar o Brasil da meta de eliminação para países endêmicos. O Mutirão faz parte da Campanha Nacional da Sociedade de Dermatologistas e é uma estratégia dos profissionais,” conta a dermatologista Raquel Patriota.

Ainda segundo a especialista, pessoas que sentem dormência na pele, mãos e pés; diminuição de suor ou lesões esbranquiçadas ou avermelhadas são suspeitas de portar a enfermidade e devem procurar um médico.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam a Hanseníase/i> tem cura. Seu tratamento é feito em nível ambulatorial e os comprimidos são distribuídos nas unidades de saúde públicas em todo o estado. “Dependendo do nível da doença, o tratamento pode durar de seis meses a um ano,” explica Patriota que complementa: “daí a importância de diagnosticar a doença o quanto antes. Isso ajuda a evitar deformidades e incapacidades físicas, principais causadoras do preconceito,” relata a médica.

Ainda sobre o tratamento, Raquel lembra que o aconselhável é que o doente procure a unidade básica mais próxima de sua residência, o que facilita o tratamento.

O mutirão acontece das 9h às 15h deste sábado. No restante do ano, especialistas do HU e demais unidades de saúde gratuitas também prestam atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja Mais

Deixe um comentário