Projeto piloto beneficia assentamentos agrícolas do Litoral Norte

Agência DesenvolveAgência Desenvolve

Conhecida pela sua vocação para o turismo, a região Costa dos Corais de Alagoas também é forte no quesito agricultura familiar. É por este motivo que a região foi inserida em um programa de fomento que visa o fortalecimento da agricultura periurbana, englobando ações de capacitação técnica em 13 prefeituras do litoral norte do estado.

Nesta segunda-feira (14), a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, coordenadora do programa, recebeu o prefeito de Maragogi, Marcos Madeira, para tratar sobre questões que envolvem as atividades do programa. A reunião teve como principal objetivo formalizar o projeto piloto do programa que vai contemplar inicialmente os municípios de Maragogi e Japaratinga.

O programa é resultado de uma parceria realizada entre a Desenvolve e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), e tem um aporte financeiro na ordem de R$ 263 mil, proveniente do Fundo Multilateral de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID).

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o objetivo da parceria é estabelecer uma política pública de fomento à produção e à comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, uma vez que foi identificado que parte desses produtos está sendo importada de outros estados.

De acordo com a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, o programa vai proporcionar uma maior adesão dos alimentos produzidos na região por parte dos empresários do turismo. “Estamos trabalhando com a conscientização do setor público e privado para que, assim, possamos ajudar os pequenos produtores”, explicou.

Para o prefeito de Maragogi, Marcos Madeira, o programa vai proporcionar mais desenvolvimento para os assentamentos, através de ações de compra e venda de produtos produzidos na região. “Maragogi é, proporcionalmente, o município brasileiro com o maior número de assentamentos agrícolas. Esta estatística, aliada às ações do programa, vai beneficiar a economia local e, consequentemente, toda a população”, destacou.

A reunião também contou com a participação do coordenador de projetos do Ibam e da consultora Anna Cláudia de Farias. O programa conta ainda com o apoio das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Agricultura (Seagri).

Fonte: Agência Desenvolve

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos