Governador discute Operação Pipa em reunião com comandantes do Exército

Agência AlagoasEncontro tratou das ações para minimizar os efeitos da seca

Encontro tratou das ações para minimizar os efeitos da seca

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu, nesta quarta-feira (16), comandantes do Exército Brasileiro para discutir a situação da seca em Alagoas. O encontro, que aconteceu no Palácio República dos Palmares, tratou da Operação Pipa, responsável pela entrega de água potável em 36 municípios alagoanos, beneficiando 865 comunidades.

Na ocasião, foi ressaltado o trabalho em conjunto com a Defesa Civil para identificação dos locais com maior necessidade do mineral. A criação da sala de situação, montada na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para monitorar a estiagem e discutir soluções para minimizar seus efeitos, também foi abordada durante a reunião.

O chefe do Executivo ressaltou a relevância da operação desenvolvida pelo Exército e, em especial, do apoio dado pela instituição. “Essa parceria é muito importante e o Comitê de Combate à Seca precisa desse tipo de ação. Só temos a parabenizar o Exército por esse excelente trabalho. Alagoas tem sido muito respeitado por todos os comandantes”, afirmou ele.

Teotonio Vilela Filho lembrou ainda a necessidade de já planejar, devido à dimensão da estiagem prevista para este ano, a ampliação da Operação Pipa. “Segundo o Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], essa deve ser a maior seca dos últimos 50 anos e, por isso, já é importante pedir a ampliação dos carros pipa que atendem o Estado”, disse o governador.

O comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), coronel Frederico Pinto Sampaio, ressaltou que a solicitação é feita pelas administrações municipais e, depois, constatada pelo Exército. Uma equipe vai ao local para um reconhecimento da situação e, verificada a demanda, ela já é registrada no sistema para que possa ser atendida.

De passagem pelo Estado, o comandante da 7ª Região Militar do Exército – localizada em Pernambuco –, general Marcelo Flávio Aguiar, ressaltou a importância das ações. “Nossa preocupação principal é que possamos atender às demandas. Procuramos sempre afinar nossa relação, já que nosso principal interesse é beneficiar a sociedade”, disse.

Operação Pipa

Segundo o coronel Pinto Sampaio, Alagoas conta hoje com 165 pipeiros – motoristas que trabalham no transporte dos carros-pipa – atendendo a 865 comunidades. A operação tem investimentos mensais de R$ 2 milhões e engloba cerca de 30 militares. Ele destaca que os 36 municípios que decretaram situação de emergência já são atendidos pela iniciativa.

O número, porém, pode aumentar. “Com essa projeção da seca, as prefeituras estão entrando em contato conosco para solicitar a distribuição de água. Estamos analisando todos os casos e estudando as necessidades para a inclusão no nosso planejamento”, expôs ele, acrescentando que a solicitação é feita pelas Defesas Civis municipais.

A água distribuída às comunidades é proveniente de mananciais da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal). Paralelo à operação, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também está indo aos municípios para identificar poços e outras fontes de água potável que possam ser utilizadas para minimizar os problemas causados pela estiagem.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos