Seinfra amplia rede de esgotamento sanitário em União dos Palmares

Expansão do sistema tem 52% das obras concluídas e vai beneficiar 38 mil pessoas.

SeinfraSeinfra

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, estão 52% executadas, informa a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). O projeto deve beneficiar 38 mil pessoas quando concluído.

Realizada com recursos do Governo Federal, mais contrapartida do Governo Estadual, a obra, que está na segunda etapa, prevê o acréscimo de dez quilômetros à rede de esgoto já existente, a implantação de mais de duas mil ligações domiciliares e a construção de um laboratório para análise de água e esgoto.

A ampliação do sistema de esgoto vai melhorar as condições sanitárias, que são precárias em União dos Palmares, com parte dos esgotos sanitários gerados escoando a céu aberto. Isso causa impacto no manancial que margeia o município e que pode, no futuro, se transformar num grande fornecedor de água para a região, como explica a superintendente de obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima.

“Com a ampliação do sistema, espera-se melhorar as condições sanitárias do município, minimizar as doenças de veiculação hídrica e colaborar com a despoluição do manancial, que tem potencial para abastecer a cidade futuramente”, explica ela.

A obra enfrenta dificuldades de execução nas escavações em determinados locais devido à composição do solo conter material rochoso resistente. De acordo com o secretário Marco Fireman, a maioria das obras de saneamento é complexa e exige atenção especial do governo. “São obras trabalhosas, mas enfrentar esses desafios faz parte do nosso programa para ampliar o saneamento no Estado e garantir mais saúde à população”, diz Fireman.

Fonte: Seinfra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos