Projeto que aumenta para 29 nº de vereadores é retirado da pauta

Alagoas24HorasAlagoas24Horas

O vereador Carlos Ronalsa (PP) informou que retirou da pauta o projeto de lei de sua autoria que propõe o aumento no número de vereadores na Câmara de Maceió, dos atuais 21 para 29. Segundo o edil, ele teria adotado a medida após consulta jurídica apontar que o projeto seria considerado inconstitucional, por ferir o princípio da anualidade.

Segundo Ronalsa, o requerimento pedindo a retirada do projeto de lei foi protocolado no dia 15 de maio. Apesar do que afirmou o edil, o procurador da Casa de Mário Guimarães informou que Ronalsa deve apresentar requerimento com a assinatura dos sete vereadores que assinaram para incluir o projeto, para retirá-lo. A procuradoria está aguardando a entrega do requerimento.

Com a retirada do PL, a Câmara transfere para a Justiça Eleitoral a decisão sobre o número de edis na próxima legislatura. Carlos Ronalsa, no entanto, afirmou que o presidente da Casa, Galba Novaes, apresentou no ano passado, ao Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas, uma consulta com o número de 31 vereadores.

O prazo para a determinação no número de vereadores de Maceió se encerra no dia 30 de junho, conforme decisão da ministra Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos