Jaraguá: contrários à remoção ganham apoio de vereadores

Alagoas24horasMoradores resistem à remoção da Favela do Jaraguá

Moradores resistem à remoção da Favela do Jaraguá

“A Prefeitura de Maceió não contestou o documento firmado com os pescadores e o Ministério Público Federal (MPF), no qual ficou acertado que os moradores contrários à remoção não seriam obrigados a deixar o local. O documento foi firmado durante audiência pública, com a anuência do secretário de Habitação de Maceió”, esta é a base das alegações utilizadas pela comissão formada pelas vereadoras Heloísa Helena (PSol), Tereza Nelma (PSDB) e Marcelo Malta (PCdoB) para questionar junto à Prefeitura de Maceió e a remoção – à força – das famílias contrárias à saída da Favela do Jaraguá.

A comissão se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 23, com o superintendente de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) Galvacy de Assis, órgão ao qual coube a remoção e demolição dos barracos da favela. “A comissão quer garantir que não haja violência, quer saber quais alternativas podem ser encontradas para os contrários à remoção e as medidas que serão adotadas para revitalização da área e garantias de infraestutura”, explicou a vereadora Heloísa Helena.

Os edis querem ter acesso ao cadastro elaborado pelas assistentes sociais do município para saber o número exato de famílias ligadas à colônia de pescadores (se 38 ou 66) e como elas podem ser alocadas. “O documento firmado durante a audiência pública garante que não haveria remoção de quem não quisesse ir. As alegações dos moradores diziam respeito à rotina, ao cotidiano dos pescadores e não foi questionada, à época, pelo poder público municipal”, relembrou Heloísa Helena. E complementou, “essa não é uma ação de força, é um trabalho de convencimento”.

Os vereadores se reniram com o secretário de Habitação, Nilton Nascimento, para saber quantas famílias – efetivamente – sobrevivem da pesca no local. A ideia é evitar a ação de aproveitadores, segundo os edis. Nascimento garantiu que nenhum morador será removido à força. Uma nova reunião foi agendada para próxima terça-feira, dia 29, com a presença dos moradores, Habitação, SMCCU, MPF e vereadores.

A remoção dos moradores da Favela de Jaraguá teve início na segunda-feira, dia 21, para o Conjunto dos Pescadores, no Trapiche da Barra. Um forte aparato foi deslocado para a favela, que deverá ser demolida com a saída das famílias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos