Luta contra exploração sexual de menores deve ser permanente, diz Renan

Agência SenadoRenan pede maior rapidez na votação de seu projeto que aumenta penas para infratores

Renan pede maior rapidez na votação de seu projeto que aumenta penas para infratores

Brasília – Em pronunciamento realizado na noite de quarta-feira, 23, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) cobrou de seus pares uma maior rapidez na tramitação de um projeto de sua autoria e que foi aprovado na semana passada na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado – o Projeto de Lei nº 495, de 2011. Este projeto amplia o combate a exploração de crianças e adolescentes, com aumento de penas de seis para 12 anos para os responsáveis de abusos sexuais de crianças e adolescentes no Brasil.

Renan aproveitou seu discurso para que a matéria seja votada em decisão terminativa ma Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania no mais curto espaço de tempo. “Peço o apoio da Casa – apelou Renan – para esta matéria tenha urgente votação”. O senador comunicou ao Senado que no início desta semana encaminhou uma longa correspondência à presidente Dilma Rousseff, onde “sugeri uma grande campanha de mobilização nacional a ser conduzida pelo Governo Federal”.

Renan também fez questão de demonstrar sua solidariedade “com o sincero e corajoso depoimento da mais famosa apresentadora de televisão do Brasil”. Disse também acreditar que esse depoimento “será instrumento de aceleração de políticas públicas e de legislações mais severas contra esse crime repulsivo e hediondo”.

Ao pedir pressa, o senador lembrou que após sua aprovação no Senado a matéria ainda deverá tramitar na Câmara dos Deputados. “Daí – informou Renan – que gostaria de lembrar isso à presidente Dilma Rousseff e solicitar que tal matéria seja colocada como uma das prioridades do Governo Federal nas suas políticas públicas”.

Finalmente, o senador lembrou alguns trechos de sua correspondência à Presidência da República: a) estatísticas da Unicef indicam que cerca de um milhão de crianças entram no mercado da exploração sexual no mundo; 2)mapeamento da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, de 2005, evidencia a exploração sexual de crianças e adolescentes em quase 1000 municípios brasileiros; 3) a mesma Secretaria indica que neste ano, entre janeiro e abril, foram recebidas 34.142 denúncias, num impressionante aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior; e 4) realização próxima, no Brasil, da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 certamente atrairão muitos turistas para o País.

Por último, Renan enfatiza à presidente Dilma que tal Projeto “combina ações penais, aperfeiçoamento da política nacional de turismo e a participação da iniciativa privada que podem contribuir com as ações adotadas pelo Governo, sobretudo no campo da proteção da infância e juventude”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos