Hemoar fará coleta externa de doação de sangue na UE do Agreste

Ascom HemoarHemoar fará coleta externa de doação de sangue na UE do Agreste

Hemoar fará coleta externa de doação de sangue na UE do Agreste

A unidade móvel do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) já se encontra em pleno funcionamento e a disposição de toda a comunidade das Regiões do Agreste. Após a entrega oficial, feita pelo Governo do Estado durante a edição do Governo Perto de Você, no último dia 26, a unidade móvel permanecerá estacionada, durante todo o mês de junho, no estacionamento da Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly, em Arapiraca.

O objetivo é captar doadores de sangue para atender a demanda daquela unidade hospitalar, responsável por mais de 40 mil atendimentos por ano, em sua maioria traumas causados por acidentes motociclísticos e violência urbana de uma forma geral. Durante o período, a unidade móvel estará atendendo a comunidade em geral, inclusive os familiares de pacientes internados naquela unidade hospitalar.

De acordo com o diretor da UEDH, José Karlisson Valeriano, a unidade móvel chegou numa boa hora. “No mês de junho, quando comemoramos os festejos juninos, o número de atendimentos em nossa unidade aumenta consideravelmente, principalmente por conta dos acidentes causados por fogos de artifícios e materiais inflamáveis. As pessoas têm que se conscientizar sobre a importância da doação, uma vez que qualquer um de nós está vulnerável a sofrer algum tipo de acidente com graves proporções”, disse o médico.

A unidade móvel atende todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de uma copa para o lanche do doador, três cadeiras para coleta de sangue, refrigeradores, consultório médico e sala para teste de anemia. A nova unidade móvel possui um sistema de ar condicionado que garante bem estar aos voluntários e funcionários do Hemoar. Por meio dela, será possível realizar coletas externas nos bairros de Arapiraca, além de percorrer outros municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, facilitando o acesso à doação de sangue.

“Com a unidade móvel ficaremos mais próximos das pessoas, fazendo trabalhos de conscientização e, conseqüentemente, coletando o sangue. Doar sangue não traz qualquer malefício ao doador, desde que ele tenha idade entre 16 e 67 anos, peso superior a 50 quilos e não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Sangue é vida e não se compra na farmácia”, frisou a gerente do Hemoar, Márcia Rocha, completando que depois do mês de junho já foi elaborada uma programação de um novo roteiro de atividades volantes.

Fonte: Ascom Hemoar

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos