Pilar promove série de ações em prol do meio ambiente

Ascom/PilarPilar promove série de ações em prol do meio ambiente

Pilar promove série de ações em prol do meio ambiente

Na manhã dessa terça-feira, 5, data em que é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente,alunos da rede pública municipal foram às ruas lutar pela preservação das belezas naturais. Munidos de faixas e cartazes, jovens e crianças, acompanhados de seus professores, soltaram a voz e entoaram paródias em prol da natureza.

Empolgada com a atividade, a pequena Maria Alice da Silva, de 10 anos, disse que ensaiou bastante a apresentação. “Estava muito ansiosa”, disse ela.

A caminhada começou em frente à Praça Floriano Peixoto por volta das 8h e foi encerrada na Orla Lagunar. A ação conseguiu mobilizar os moradores e levar todos para as portas de suas casas para prestigiar a garotada. “É bonito ver que mesmo tão pequenos eles já se preocupam com o que está ao seu redor”, declarou a dona de casa Maria das Graças.

Para o secretário de educação do município, o evento foi repleto de emoção.” É um prazer vê-los empenhados nessa causa”, comentou.

Mutirão de Limpeza

Bem antes do dia 5, asações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente já aconteciam em Pilar. Desde março, uma série de atividades, desenvolvidas pela Prefeitura, por intermédio das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, estão sendo postas em prática. A ideia é mobilizar a população e mostrar que somente a união é capaz de mudar a cidade para melhor.

De acordo com o secretário de urbanismo, José Cícero Cavalcante, além dos trabalhosbraçais (como capinação e pintura) realizados pelaOperação Beleza, que Limpeza!,aaquisição de 15 coletores, que serão dispostos nas praças, rodoviárias e nos mercados públicos, objetivam conscientizar a população sobre a importância de se preocupar com o destino dos materiais descartáveis. “Os recipientes serão devidamente identificados e colocados em pontos estratégicos para que todos tenham uma lixeira ao seu alcance”, disse.

Parcerias

Já o integrante do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Edvaldo Ferreira, explicou que aluta pela conservação das belezas naturais pilarenses, a exemplo da Lagoa Manguaba (a segunda maior do Brasil) conta com parceiros como a Petrobras, que doou 1.300 tonéis de 60 a 200l para a realização da coleta. “Além deles, estamos contando com o apoio dos catadores de lixo da comunidade da Chã, que participaram de uma reunião conosco no último dia 22. Identificamos que mais de 30 pessoas sobrevivem dos detritos recicláveis. Nossa ideia é integrá-las às nossas ações”.

Uma dessas atividades mencionadas por Edvaldo foi uma “pesca de lixo”, acontecida no dia 29 de maio. O evento contou com a participação de 20 pescadores e foi desenvolvido como parteda campanha de educação ambiental que está sendo instaurada no município por meio de pequenas ações.

A pesca de detritos chamou a atenção da sociedade, inclusive dos próprios pescadores, que se espantaram com a quantidade de entulho que estava no fundo da lagoa. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Padre Manoel Santana, mais de duas toneladas de lixo foram retiradas da lagoa. “Pesamos todo o material e ficamos surpresos ao encontrar eletrodomésticos como fogão, televisão e até um computador submersos”, disse.

Para o secretário da associação dos pescadores de Pilar, Sivaldo Lima, a participação na pesca de lixo deve servir como um choque de realidade para alguns pescadores. ”Alguns de nós ainda não temos noção de como está a situação. A partir do momento que realizamos trabalhos como esse somos incentivados a não poluir o meio ambiente”, disse que ele que afirma pescar há mais de 20 anos. Ainda de acordo com ele, 500 pescadores tiram parte do sustento da Lagoa Manguaba.

Fonte: Anyelle Cavalcante/Ascom Pilar

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos