Base comunitária comemora aniversário com ações

Agência AlagoasBase comunitária comemora aniversário com ações

Base comunitária comemora aniversário com ações

Alheio às festividades juninas que movimentam os bairros de Maceió, moradores de parte do Jacintinho comemoraram antecipadamente neste dia 13 de junho o primeiro aniversário da Base Comunitária instalada no local.

Desde que foi implantada, em 15 de junho do ano passado, a base trouxe uma maior sensação de segurança e fez diminuir os índices de criminalidade na área que compreende os conjuntos Aldeia do Índio, Claudionor Sampaio e Mutirão, todos localizados no bairro do Jacintinho.

“Desde a chegada da Base Comunitária muita coisa mudou. O contato com a polícia agora é mais frequente e não vemos mais assaltos por aqui”, salienta o morador Sidney Marques (30). Ele, que tem um ponto comercial em frente à praça Mário Jambo há mais de 10 anos, lembra que no local havia o comércio livre de drogas. “Com o funcionamento da base na praça ficamos mais aliviados por não existir mais este tipo de comércio”, ressaltou Sidney.

A implantação da Base Comunitária junto à prefeitura resultou na revitalização da praça com a poda das árvores, limpeza de canteiros pintura de bancos e melhoria na iluminação do local. “Com a reforma, as famílias voltaram a circular pelo espaço público e o melhor de tudo, sem medo algum”, conta a aposentada Gilza Rosária (65).

E uma das frentes do policiamento comunitário no Jacintinho tem sido o combate ao tráfico de drogas. Com o auxílio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd da Polícia Militar, alunos de escolas locais têm recebido várias orientações sobre as consequências do uso de entorpecentes. Os próprios moradores também ajudam à PM através de denúncias sobre a existência de pontos de vendas de drogas e outros problemas ligados à segurança pública.

“A parceria com a comunidade é sem dúvida uma das melhores formas de se combater a violência. Cada vez mais estamos unindo forças para oferecer não somente uma melhor sensação de segurança, mas também uma efetiva proteção à comunidade”, frisa o comandante da Base Comunitária do Jacintinho, sargento Nivaldo Santos ao destacar a colaboração e o esforço da equipe da Base.

A festa de um ano de aniversário da Base Comunitária do Jacintinho contou com uma série de atividades recreativas e educativas para crianças. Na praça Mário Jambo, onde funciona o prédio da Base, foram realizadas oficinas do Proerd, do Batalhão Ambiental e uma demonstração de cães adestrados do Canil do Bope. No local houve ainda a apresentação de um coral infantil e de um grupo góspel. A Banda de Música da Polícia Militar também fez uma apresentação especial.

Estiveram presentes no evento, o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, o diretor de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Defesa Social, coronel da reserva Carlos Mendonça, comandantes de batalhões da corporação, parceiros da PM e lideranças comunitárias do Jacintinho.

De acordo com o comando da PM, a expectativa é de que mais outras dez bases comunitárias sejam implantadas nos próximos meses, sendo seis em Maceió, três em Arapiraca e uma em Marechal Deodoro. A previsão é de que nos próximos anos Alagoas receba 43 novas bases comunitárias.

Fonte: Ascom/PM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos