Com promessa de jogo aberto, São Paulo e Coxa decidem vaga na final

Wander Roberto / VipcommCoritiba e São Paulo: duelo por vaga na decisão

Coritiba e São Paulo: duelo por vaga na decisão

Coritiba e São Paulo selam nesta quarta-feira o primeiro finalista da Copa do Brasil, que enfrentará Palmeiras ou Grêmio, outros dois semifinalistas. O título seria inédito, tanto para o Coxa, como para o Tricolor paulista. Motivo suficiente para cercar o confronto de tensão.

Após ser tricampeão brasileiro em 2008, o São Paulo entrou em crise e não conquistou mais nada desde então. Na Copa do Brasil, seu melhor resultado foi o vice-campeonato de 2000. Ano passado, o Coxa também bateu na trave, ao perder o título para o Vasco na decisão.

A partida será no estádio Couto Pereira, em Curitiba, com uma previsão de 33 mil pessoas. O São Paulo sabe que o placar de 1 a 0, conquistado no Morumbi, na semana passada, não é o suficiente para um jogo tranquilo. Por isso, promete um jogo aberto e feio. Sem firula no meio-campo e, principalmente, na zaga. A maior expectativa recai sobre os pés de Lucas e Luis Fabiano. O primeiro foi o autor do gol da vitória no jogo de ida, semana passada. O segundo tem sido criticado por seu comportamento explosivo – foi expulso por ofensas ao árbitro na última rodada do Brasileirão, contra o Atlético-MG.

O Coxa usa o apoio da torcida para prosseguir com o sonho do título inédito. O elenco está ciente que precisa parar as jogadas individuais de Lucas e Luis Fabiano. Além de não poder errar na defesa, o Coxa precisa acertar o gol e conseguir fazer, pelo menos, 2 a 0 para avançar. Se vencer por 1 a 0, o finalista será decidido nos pênaltis.

A partida terá a arbitragem do mineiro Ricardo Dias Ribeiro, que será auxiliado pelo conterrâneo Márcio Eustáquio Santiago e pelo gaúcho Altermir Hausmann.

Escalações
Coritiba: para poupar o time principal, o técnico Marcelo Oliveira deu folga para os titulares na vitória sobre o Atlético-GO, pelo Brasileirão. Descansado e motivado, o time deverá ter poucas mudanças em relação ao primeiro jogo, no Morumbi. As principais novidades deverão ser as presenças do meia Rafinha e do zagueiro Pereira no time principal, no lugar do volante Gil e do zagueiro Demerson. A escalação coxa-branca deve contar com Vanderlei; Ayrton, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel, Everton Ribeiro e Rafinha; Roberto e Everton Costa.

São Paulo: o time tricolor chega ao jogo decisivo com um desfalque no setor defensivo: o zagueiro Paulo Miranda, que foi expulso no jogo de ida, no Morumbi, e terá de cumprir suspensão automática. Para o seu lugar, são duas as possibilidades. Se quiser manter o esquema 4-4-2, o técnico Emerson Leão utilizaria Edson Silva para formar dupla de zaga com Rhodolfo. Caso prefira utilizar o 3-5-2, além de Edson Silva, Bruno Uvini ganharia uma chance na equipe titular. Nesse caso, o mais cotado para deixar o time seria Casemiro. O time deverá jogar com: Denis; Douglas, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez; Denilson, Casemiro (Bruno Uvini), Cícero e Jadson; Lucas e Luis Fabiano.

Quem está fora
Coritiba: o volante Chico e o meia Robinho não podem atuar na Copa do Brasil. O lateral-esquerdo Eltinho sofreu uma lesão na coxa esquerda e passará duas semanas no departamento médico. O atacante Geraldo se recupera de uma fratura no pé direito. O zagueiro Cleiton, o lateral-direito Jackson e o atacante Keirrison se recuperam de cirurgias nos ligamentos e só jogam no segundo semestre.

São Paulo: Rogério Ceni (lesão no ombro direito), Wellington (recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), Cañete (aprimora a forma física após se recuperar de operação no joelho esquerdo), Fabrício (sofreu grave lesão no joelho esquerdo e será operado) e Paulo Miranda (suspenso).

Fique de olho
Coritiba: o meia Rafinha está de volta ao Coritiba. Contra o Atlético-GO, o atleta já deixou sua marca dando a assistência para o segundo gol alviverde. Contra o São Paulo, a motivação é ainda maior. Após passar seis anos no clube, não teve oportunidades e deixou o Tricolor após uma briga judicial.

São Paulo: após ter sido expulso na partida do último domingo, contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, Luis Fabiano foi punido pela diretoria do São Paulo. Com isso, o camisa 9 entra em campo mordido para dar a volta por cima e colocar o time em uma decisão de campeonato após seis anos.

Curiosidades
* Quer saber quem leva vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Pela terceira vez em quatro anos, o Coritiba consegue chegar em uma semifinal da Copa do Brasil. Se conseguir passar pelo São Paulo, o Alviverde conquista a segunda final consecutiva.

* O Coritiba quer usar a força do Couto Pereira como uma vantagem na disputa. Na temporada, a equipe só perdeu para o Botafogo, em casa. Só que o histórico com o São Paulo não é tão favorável. Em treze partidas realizadas, o Tricolor venceu seis, o Coxa conseguiu cinco vitórias e os dois times empataram duas vezes.

* Na última vez que o São Paulo visitou o Coritiba foi pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. O Tricolor conseguiu abrir uma vantagem de quatro gols, com Carlinhos Paraíba, Juan, Dagoberto e Lucas. Só que uma reação coxa-branca deu um susto no visitante. O atacante Bill marcou duas vezes e Rafinha descontou para o time da casa.

Último confronto
São Paulo e Coritiba se enfrentaram pela última vez na semana passada, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. O Tricolor recebeu o time paranaense no Morumbi e venceu por 1 a 0, com gol do meia Lucas. Mas o anfitrião levou um susto. O Alviverde paranaense dominou a partida e teve mais posse de bola. Sem conseguir armar boas jogadas e concluir com eficiência ao gol, o Coxa sucumbiu à individualidade de Lucas, aos 43 minutos do segundo tempo.

Fonte: Globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos