Projetos estruturantes do Alagoas Tem Pressa são avaliados

Agência AlagoasProjetos estruturantes do Alagoas Tem Pressa são avaliados

Projetos estruturantes do Alagoas Tem Pressa são avaliados

Reunião mensal de gerentes acompanha ações e metas a serem executadas
A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) recebeu em sua sede, na manhã desta quarta-feira (20), os gerentes de projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa. A reunião mensal do grupo proporciona o acompanhamento direto das ações do programa. Durante a manhã de trabalho foram apresentados três projetos estruturantes inseridos na área de resultado Erradicação da Pobreza Extrema, Redução da Pobreza e da Desigualdade.

As atividades foram iniciadas com a apresentação do Cadastro Único, projeto de âmbito nacional desenvolvido no Estado pela Seades, que visa identificar e cadastrar famílias em situação de risco e de extrema pobreza. De forma integrada, o Cadastro Único serve para facilitar a participação dessas famílias em programas sociais como o Bolsa Família, a Carteira do Idoso, a redução da taxa de energia elétrica, entre outros.

Em seguida, a gerente do projeto estruturante Assistência e Desenvolvimento Social, da Seades, Cristina Nolasco, expôs as ações e metas programadas, além de distribuir os primeiros produtos gerados pelo projeto, que são o Plano Alagoas no Combate à Pobreza (PACEP 2012-2015) e o Plano de Capacitação e Educação Permanente (PECEP 2012 – 2015).

“É um prazer receber todos os gerentes e abrigar esta reunião que é tão importante para a realização dos trabalhos do Programa Alagoas Tem Pressa. Nós que fazemos a Seades estamos muito contentes por poder participar do programa e ter a chance de mudar a realidade da assistência social no Estado”, afirmou Celiany Rocha, secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social.

O projeto Ampliação e Desconcentração do Investimento, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) foi apresentado pela gerente Adriana Pereira. Nele, estão inseridos os 15 Arranjos Produtivos Locais (APL) e o Programa Amigo Trabalhador, que visa qualificar trabalhadores rurais a enfrentar o período de entressafra e fornecer uma bolsa-auxílio para dirimir os efeitos deste período.

A gerente Márcia Valéria, responsável pelo projeto Redução do Analfabetismo entre os Jovens, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (See), cujo objetivo é atingir 13.244 pessoas em todos os municípios alagoanos, divididas em 441 turmas de 30 alunos. Para que esta meta seja alcançada serão mobilizados 4.108 professores.

O Plano de Melhoria do programa foi exposto pela coordenadora de monitoramento do Alagoas Tem Pressa, Fernanda Leão. Nele estão inseridas sugestões para o aprimoramento da execução das ações dos projetos – identificadas pelos gerentes – os gargalos e as soluções encontradas para solucioná-los.

Também foram demonstrados os resultados da repactuação de metas e prazos realizada com o aval do governador Teotonio Viela Filho em todos os projetos estruturantes nos meses de abril e maio últimos.

“As reuniões mensais com os gerentes são importantes para que se possa avaliar e informar de forma coesa e ampla as atualizações dos projetos estruturantes. É a partir delas que podemos identificar as necessidades de cada um deles e realizar de forma eficiente a execução das ações planejadas”, disse Poliana Santana, secretária adjunta de Modernização da Gestão e Controle de Metas da Seplande, secretaria coordenadora do Programa Alagoas Tem Pressa.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos