Doenças de inverno causam alerta para cuidados com a saúde

SesauSesau

É quando a temperatura baixa que diversas doenças passam a afligir o organismo. Com o início do inverno e a fumaça presente no período junino, o sistema respiratório é o principal alvo de vírus e bactérias, que aproveitam os locais fechados e cheios de gente para se espalhar. Se tratadas adequadamente, essas doenças não têm maior gravidade, embora tragam grande desconforto.

Alergia, asma, bronquite, faringite, gripe, laringite, meningite, pneumonia e resfriado. Essas são algumas das doenças de inverno mais comuns que atingem a garganta e o aparelho respiratório. Seus alvos preferidos são as vias respiratórias superiores (o nariz), a garganta, os ouvidos e os pulmões. Ainda as vias digestivas são alvo de infecções intestinais nesse período.

Em geral, febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca e dificuldades respiratórias indicam a necessidade de tratamento da gripe. Para evitar que isso aconteça, a pediatra Lana Glycia Ferreira de Almeida faz algumas recomendações.

“As doenças de inverno são características do período frio e com fumaça. Nesse caso, é necessário ingerir bastante líquido, lavar o nariz com soro e uma boa alimentação”, explicou. Segundo a médica, a forma de se prevenir é por meio da vacina da gripe disponibilizada pelo Ministério da Saúde e não se expor ao aglomerado de pessoas.

A nebulização é uma das formas de tratar o paciente com gripe. Foi o que aconteceu com Rafaela Cordeiro, que levou a filha Ana Clara ao Ambulatório 24 Horas Dayse Brêda para receber os primeiros atendimentos. A nebulização faz com que um determinado tipo de remédio chegue aos pulmões do paciente e penetrem nos brônquios, tendo assim uma resposta ao tratamento mais eficaz.

Tratamento – Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de cinco dias e a maioria dos doentes se recupera em uma a duas semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas. Habitualmente, a gripe é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas, como os analgésicos, antitérmico e descongestionantes nasais.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos