MP anuncia apoio integral ao Plano Nacional de Segurança Pública

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, apóia integralmente a implementação do Plano Nacional de Segurança Pública, que será lançado nesta quarta-feira (27), às 9h, no Centro de Convenções. Devido a uma viagem já agendada há mais de um ano, o procurador-geral não estará no evento ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mas será representado pelo procurador-geral substituto, Sérgio Jucá.

O Plano de Segurança prevê investimento do Governo Federal, com contrapartida do Governo de Alagoas, para aquisição de equipamentos, oferta de cursos de capacitação e aperfeiçoamento da polícia técnica. A parceria também prevê o reforço da Força Nacional, fortalecimento da perícia criminal e do monitoramento das áreas de maiores índices de criminalidade. O trabalho será acompanhado por uma sala de situação e uma força-tarefa atuará para dar agilidade ao andamento de inquéritos.

Eduardo Tavares, e dezenas de membros do MPE participaram das reuniões de trabalho que construíram o plano, tanto em Maceió, quanto em Brasília. Para o procurador-geral de Justiça, a perspectiva de êxito do plano é muito grande, sobretudo, em razão da vontade férrea do governador Teotonio Vilela em diminuir os altos índices de violência em Alagoas. “Essa é uma questão de todos”, disse Tavares, afirmando que o Ministério Público está ombreado aos demais poderes no sentido de se obter o tão necessário êxito.

Durante reuniões de trabalho para a construção do Plano Nacional de Segurança, em Brasília, o ministro Eduardo Cardozo afirmou que Alagoas recebeu o projeto piloto da nova política nacional de segurança por ter criado o ambiente necessário à execução das ações pactuadas, como o mapeamento das áreas mais violentas e o fornecimento de informações sobre a criminalidade.

AGENDA
Após a solenidade oficial de lançamento do plano, haverá entrevista coletiva à imprensa e em seguida, destruição de armas apreendidas no estacionamento do Centro de Convenções. Paralelamente às ações do Centro de Convenções, a Polícia Militar, em parceria com outras instituições públicas e privadas, vai coordenar ações de cidadania na Base Comunitária de Segurança do Jacintinho, localizada na Praça Mário Jambo.

No local, haverá emissão de documentos, corte de cabelo, ações de saúde, cadastro no Sistema Nacional do Emprego (Sine) e balcão de ouvidoria da Defesa Social, além de oficinas educativas e apresentações culturais. Ao meio-dia, o governador, o ministro e autoridades da área de segurança pública inauguram o Departamento de Homicídios, que funcionará na Rua da Alegria, próximo ao Palácio República dos Palmares.

Fonte: Ascom MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos