João Caldas critica parecer do Ibama contra instalação do Eisa

O deputado João Caldas (PSDB-AL) criticou a decisão do Ibama de dar parecer contrário à instalação do estaleiro EISA, em Alagoas, no município de Coruripe. Segundo o parlamentar, o Ibama alega que o empreendimento necessita de insumos não presentes em Alagoas e que a instalação do estaleiro acarretaria migração para o estado, gerando favelização e sobrecarga dos serviços públicos.

Para João Caldas, a argumentação não se aplica, pois o estado oferece rodovias, e serviços de saúde e de educação. Além disso, lembrou, há em Coruripe uma escola técnica profissionalizante voltada para a indústria naval. Ele informou ainda que o estaleiro geraria 10 mil empregos diretos e mais de 50 mil indiretos, o que traria riquezas para o estado e empregaria os estudantes das escolas técnicas e de universidades, que muitas vezes têm de migrar para outros estados.

“Nós temos poucos empregos e poucas oportunidades para concursos, para os que saem das universidades, principalmente os técnicos dessa área, da área de produção. O Brasil viu a indústria naval voltar a sua pujança, gerando emprego, com tecnologia própria. Nós tínhamos essa esperança em Alagoas”, afirmou.

Segundo o deputado, é preciso que se vislumbre um patamar maior, onde haja a regionalização da indústria no estado e não se privilegiem os outros. “Já perdemos a Petrobras, que foi para Sergipe. O gás vai embora para Suape. Nós vamos virar uma ponte, lugar de passagem. E o emprego do alagoano?”, questionou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos