Crianças participam de evento cultural em Pilar

AscomEvento homenageou Arthur Ramos

Evento homenageou Arthur Ramos

Para finalizar a IX Semana Arthur Ramos no município de Pilar, distante 42km de Maceió, os alunos do projeto Tri-Criança, patrocinado pela Petrobras, participaram, neste último sábado, dia 07, de um passeio ciclístico que percorreu os pontos culturais como: a Casa da Cultura e Museu que recebe o nome do intelectual mencionado, figura ilustre que faz parte da história local e que deixou contribuições para todo o povo alagoano.

“O convite partiu da Secretaria de Educação do Município durante a semana de homenagens. O passeio foi dedicado exclusivamente para as crianças do projeto. É uma forma diferente de conhecer a história local e ao mesmo tempo reconhecer as referências e valores positivos da cidade onde vivemos. Os meninos precisam de boas referências, isso aumenta sua autoestima, disse o educador Diego Moraes.

A Casa da Cultura reúne objetos que se misturam com a história de Pilar, as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a história do seu povo, além de descobrir o que representa Arthur Ramos para a cidade. “Ele é um exemplo para todos, apesar de não ter estado sempre presente na cidade. Em muito contribuiu, não só com Pilar, mas com a sociedade mundial, logo, nos é motivo de orgulho”, justificou Moraes.

“As crianças ficaram encantadas com o local. Muitas tinham ouvido apenas falar. Por isso foi muito importante levá-los a casa de cultura, uma vez que o diretor Sergio Moraes pôde esclarecer sobre a contribuição científica que Arthur Ramos deixou para a humanidade”, destacou o educador.

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Artrhur Ramos

Nasceu em Pilar no dia 07 de julho de 1903. Desde a adolescência teve a influência do pai médico e do irmão jornalista quando passou a escrever para jornais de Pilar e Maceió. Mais tarde passou a escrever para jornais de Salvador, onde cursou medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e desenvolveu estudos acerca da psiquê humana e etnias.

Em 1940, Arthur Ramos foi para os Estados Unidos ministrar cursos sobre raças e culturas no Brasil, na Universidade do Estado de Lousiana. Ainda no país, o pesquisador recebeu o título de membro daAssociation for de study of Negro Life and History.

Em 1945, resolve morar em Paris, assumindo em 1949 a direção do Departamento de Ciências Sociais da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Desenvolveu, nos três meses à frente da instituição, importante trabalho pela paz mundial, interrompido pela morte prematura, por infarto, aos 46 anos, no dia 31 de dezembro de 1949.

O cientista pilarense deixou mais de 400 títulos publicados, entre livros e artigos. Sua obra mais conhecida é “Introdução a Antropologia Brasileira”, com 3 volumes, 2 mil páginas e 20 mil referências bibliográficas. Arthur Ramos é reconhecido internacionalmente como o maior cientista social brasileiro.

Fonte: Ascom Pilar

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos