Governo contrata empresa para videomonitoramento

O Governo do Estado formalizou na terça-feira (10) o contrato com o consórcio que será responsável pelo videomonitoramento de Maceió. A expectativa é de que dentro de quatro meses, a polícia e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já possam contar com 77 câmeras que ajudarão a reduzir a violência na capital alagoana.

Com o contrato assinado com o consórcio Maceió Segura, será necessária apenas uma licença da Eletrobras para que as câmeras possam ser instaladas nos postes da rede elétrica. Com a autorização e a ordem de serviço assinada, em 120 dias a cidade já contará com o sistema de videomonitoramento.

Segundo o planejamento da Secretaria de Defesa Social (Seds), as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos para ajudar a polícia a combater a violência. Será monitorada toda a orla marítima, as saídas da cidade, além de grandes avenidas como a Fernandes Lima, Menino Marcelo e Juca Sampaio.

Durante 24 horas, operadores ficarão observando as imagens na sede da Defesa Social, o que vai possibilitar uma resposta rápida da polícia em caso de qualquer crime praticado na cidade. É mais uma arma que Alagoas ganha no combate a criminalidade no conjunto de ações que vêm sendo realizadas pelos governos estadual e federal, no programa Brasil mais Seguro.

“É a tecnologia a serviço das forças de Segurança. As câmeras possibilitarão uma resposta ainda mais rápida em caso da prática de algum delito e também a evitá-los. Temos que combater a violência utilizando instrumentos modernos e eficientes, junto com ações estratégicas de policiamento. Mais um reforço para a Segurança Pública em nossa capital e mais tranquilidades aos alagoanos”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Dário Cesar.

Das 77 câmeras, 22 possuem uma função ainda mais especial, elas podem fazer a leitura de informações com base na placa do veículo, conforme explicou o diretor do Detran, Lúcio de Melo. “Elas fazem a leitura das placas, identificando se o veículo está licenciado, possui queixa de roubo ou furto, além de ajudar no esclarecimento de crimes executados com o uso de motos ou carros”, frisou.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, as câmeras vão dar ao Estado uma condição importante de segurança no trânsito e na segurança pública, sendo um complemento às ações estratégicas já planejadas e executadas pelo Governo. “As áreas onde serão instaladas as câmeras foram escolhidas estrategicamente pela Secretaria da Defesa Social. São áreas com grande fluxo de veículos e pessoas, como a Avenida Fernandes Lima, Via Expressa, as orlas lagunar e marítima”, afirma.

Setton falou sobre a estrutura do projeto e ressaltou que ele resulta do trabalho coordenado entre a Seds, Secti e o Itec. “A estruturação técnica do projeto está bastante adequada. "Tecnicamente, vamos estar melhor ou igual a outros Estados que já utilizam o videomonitoramento, como Pernambuco e São Paulo”, conta Eduardo Setton, acrescentando que esse projeto foi construído em parceria entre as Secretarias da Defesa Social e da Ciência e Tecnologia com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec).

O consórcio Maceió Segura é formado por três empresas sediadas em Maceió e receberá uma quantia de R$ 9,5 milhões para fornecer, instalar e manter as câmeras e todo o sistema de videomonitoramento da capital alagoana por um prazo de 40 meses.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos