Parecer do IBAMA sobre estaleiro em Alagoas será rediscutido

SenadoMinistra deixou claro que o parecer divulgado pelo IBAMA não é terminativo.

Ministra deixou claro que o parecer divulgado pelo IBAMA não é terminativo.

As negociações com o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a concessão da licença de instalação do estaleiro EISA em Alagoas continuam abertas. Este foi o desfecho da reunião entre o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, e de parlamentares do Estado com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Texeira, nesta quinta-feira (12/7) em Brasília. Para o senador Benedito de Lira (PP-AL), a ministra deixou claro que o parecer divulgado pelo IBAMA não é terminativo. “A reunião com a ministra foi excelente.

Posso dizer que foi o melhor encontro que tivemos. Vimos que as portas estão abertas e que todos os envolvidos na questão estão dispostos a negociar e a encontrar a melhor solução, o melhor caminho”, disse. Durante o encontro, a ministra explicou detalhadamente todos os processos de concessão de licença de grandes empreendimentos que estão em andamento no país e conseguiu demonstrar que os pontos negativos do parecer do IBAMA sobre o EISA podem ser reavaliados. Diante desta possibilidade de revisão, técnicos do IBAMA, do Ministério do Meio Ambiente, do estaleiro EISA e do Governo do Estado se reunirão para negociar uma alternativa que permita a instalação do empreendimento assegurando a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos.

De acordo com o senador, a população de Alagoas pode contar com o esforço da bancada em Brasília para levar o estaleiro e outros projetos que promovam o desenvolvimento do Estado como a fábrica de cloro da Braskem – a maior da América Latina – que deve entrar em funcionamento em breve. “O diálogo vai continuar acontecendo entre as áreas técnicas. Estou esperançoso com a concretização do estaleiro e de iniciativas que promovam o desenvolvimento do estado para acabarmos com esses índices de miséria, dos quais somos os maiores detentores, e que não fazem justiça ao povo alagoano”, avaliou.

Fonte: Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos