Ato público no calçadão lembra queda do governo Suruagy

IlustraçãoAto público no calçadão lembra queda do governo Suruagy

Ato público no calçadão lembra queda do governo Suruagy

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL) e suas entidades filiadas realizam nesta terça-feira mais uma manifestação no Calçadão do Comércio. Na oportunidade será celebrado o dia 17 de julho de 1997, data em que a mobilização popular levou à queda o governo Divaldo Suruagy. O ato terá início às 14 horas.

Para quem não conviveu de perto com esse momento histórico da vida política de Alagoas, poderá adquirir um livro lançado pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), que está na segunda edição. De autoria do historiador e professor da Uneal, Luís Gomes da Rocha, o livro relata a participação do Sindicato na queda do governo da época.

Nessa data histórica para os alagoanos, em que os servidores estaduais passaram nove meses com os salários atrasados e o comércio do estado faliu, os trabalhadores, sobretudo os policiais civis e militares,uniram-se com o propósito de tirar do poder o então governador Divaldo Suruagy. Na época, a Praça Dom Pedro II foi o cenário deste que é considerado um dos maiores levantes populares da história de Alagoas. Os servidores públicos, após saírem em marcha até a frente da Assembléia Legislativa, confrontaram-se com o Exército, forçando o governador a renunciar ao cargo.

Fonte: Ascom/CUT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos