"A sensação de segurança em Alagoas aumentou", diz secretária Regina Miki

Para a secretária, o momento exige cautela de todos os gestores públicos, porque o índice pode oscilar para cima ou para baixo.

Alagoas24horasBalanço das ações do Brasil Mais Seguro - Alagoas

Balanço das ações do Brasil Mais Seguro – Alagoas

Alagoas registrou no primeiro mês de funcionamento do Programa Brasil Mais Seguro uma redução dos índices de criminalidade em todo o Estado, principalmente nos crimes violentos dolosos. Segundo dados apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, em julho houve uma diminuição da ordem de 18% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e resistência com morte em comparação com o mesmo período do ano passado.

A reunião foi realizada no final da manhã desta sexta-feira, 27, no Palácio com a participação do governador Teotonio Vilela e da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e membros do Governo e Poderes.

Em relação a homicídios, Maceió registrou uma queda da ordem de 39,72% no período de 28 de junho a 25 de julho, com 44 ocorrências. No mesmo período de 2011, foram 73 mortes. Nos crimes violentos intencionais, a capital também teve uma queda nos índices da criminalidade nesse período, registrando 41 mortes contra uma média mensal de 78 ocorrências durante o primeiro semestre deste ano.

“Estamos avançando com o programa de combate à violência em Alagoas, por isso que os resultados são entusiasmantes”, disse o governador Teotonio Vilela, ressaltando que as ações devem ser contínuas para manter esses resultados positivos. "A melhoria nos índices não quer dizer que vamos descansar, o desafio só cresce", completou.

O governador acredita que esses índices devem reduzir ainda mais quando houver a aplicação dos investimentos a exemplo da construção do novo presídio, do Instituto Médico Legal, construção das novas bases comunitárias, que deverão ser entregues em 45 dias e a implantação do vídeo monitoramento.

Ainda segundo o governador, a reunião de hoje é um dos elementos fundamentais para o sucesso do plano. "Para esse plano dar certo precisa de checagem e monitoramento e é isso que as equipes de estão fazendo diariamente. O próximo encontro já está marcado para o dia 17 de agosto com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso", disse Vilela.

A secretária reiterou que as equipes, tanto em Alagoas, quanto em Brasília, estão empenhadas e monitorando cada passo do plano. Ela acredita que a sociedade alagoana tem se sentido mais segura e destacou algumas razões. "Hoje nós temos 100% de investigação de crimes com a presença da equipe no local, oitivas nas cenas dos crimes, além da presença do presidente do inquérito acompanhando de perto. O resultado disso é o índice de 83% de elucidação de casos, muito superior a média nacional, que é 17%", afirmou Miki.

Para a secretária, o momento exige cautela de todos os gestores públicos, porque o índice pode oscilar para cima ou para baixo. “Mas quero dizer que a redução da criminalidade nesse primeiro momento traduz a integração de todos os órgãos estaduais envolvidos no Programa Brasil Mais Seguro”, afirmou.

Radiocomunicação

Na reunião, Regina Miki anunciou que o Ministério da Justiça irá financiar a implantação do modelo digital no sistema de radiocomunicação dos órgãos de segurança do Estado. Segundo ela, o novo sistema deverá ser implantado no início próximo ano. “A nossa responsabilidade é fazer com o que o projeto piloto desse programa seja referência para todo o país, seguindo uma recomendação da presidente Dilma Rousseff”.

Ações estratégicas

Ao apresentar os dados sobre a redução da criminalidade no Estado, o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, relacionou as principais ações estratégicas que vêm sendo implementadas pelo governo alagoano, como o policiamento ostensivo, patrulhamento aéreo, campanha da Lei Seca e do Disque Denúncia, além da reestruturação da Delegacia de Homicídios de Maceió.

Na capital, também houve a redução do número de crimes violentos letais, com a média mensal do primeiro semestre caindo de 78 para 41 ocorrências nos primeiros 25 dias de julho, significando uma redução de 47%. Essa queda foi registrada em todos os bairros, incluindo Jacintinho (três casos), Benedito Bentes (dois) e Cidade Universitária (dois), ficando abaixo da média mensal.

Foram anunciados ainda o lançamento do edital do concurso público da Polícia Civil para o próximo dia 7 e o edital de licitação internacional para a compra de duas escadas magirus destinada ao Corpo de Bombeiros.

Fonte: Com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos