Peritos votam em assembleia fim da greve após acordo com governo

Servidores da Perícia Oficial de Alagoas foram recebidos nesta sexta-feira (27) pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), após mediação da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Bolsa formação, piso baseado na média nacional e Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) foram discutidos. Na segunda-feira (30), a categoria faz assembleia para decidir se continua ou não a greve.

De acordo com o presidente da Associação dos Peritos Oficiais e Auxiliares (Apoal), Paulo Rogério, os servidores – peritos criminais, odontolegistas, técnicos forenses e papiloscopistas- discutiram vários assuntos, mas focaram na questão da bolsa já que hoje o Governo do Estado publicou a implantação no Diário Oficial.

“A partir da próxima segunda-feira iremos fazer as inscrições na Seds e a bolsa já está valendo. Ela vem por meio de cursos de qualificação oferecidos pela Senasp, mas tem os pré-requisitos”, afirma Rogério.

Segundo o presidente da Apoal, a incorporação da bolsa ficou acertada para o início do ano que vem, com a promessa da implantação do PCCS.

A forma como será feita necessita de várias reuniões. O governador prometeu que incorpora a bolsa em janeiro e, logo em seguida, começa a trabalhar o resíduo para que o salário chegue à média nacional. Para isso, é preciso um aumento de trinta por cento”, explica.

A pedido da secretária Regina Miki, o prédio do antigo Hotel Beiriz não mais acomodará secretarias do estado e será utilizado, na totalidade, pelo Instituto de Criminalística (IC) que atualmente ocupa o 2º, 3º e 4º andares. Miki informou durante a reunião que chegará a Alagoas um reforço com mais equipes de peritos para auxiliar os profissionais alagoanos.

Paulo Rogério relatou que a secretária garantiu participar das reuniões que serão programadas entre Governo e categoria. “A mesa de negociação, segundo ela, terá o seu acompanhamento em algumas reuniões. A secretária ficará monitorando toda a situação”, ressalta Rogério.

A categoria, por garantia, vai elaborar um documento contendo tudo o que foi debatido para pactuar o que foi firmado verbalmente com o governador Teotonio Vilela. “É uma forma de oficializar o que discutimos e também a rodada de negociações”, conclui.

Fonte: Dulce Melo/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos