Governo propõe alternativas de fortalecimento às incubadoras

No final da tarde da última segunda-feira (13), a Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) promoveu uma discussão sobre o fomento de empresas incubadas em Alagoas. O secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, junto ao secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, reuniram-se com representantes de incubadoras para discutir propostas para conceder incentivos ao setor, como a elaboração de um edital e um termo de acordo de cooperação das incubadoras.

Para estimular a constante renovação desse tipo de empresa em Alagoas, a Seplande firmou uma parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) na elaboração de um edital. Intitulado “Empreendedor Inovador”, ele vai ajudar a movimentar o fluxo de incubadoras através de uma premiação que corresponde a uma quantia em dinheiro para investir e o reconhecimento de uma prestação de serviço qualificado.

Segundo Keylle Lima, a iniciativa vai fortalecer o micro e o pequeno negócio no Estado, além de ser um estímulo às compras governamentais. “É uma oportunidade ímpar para o Estado mostrar como pode auxiliar as incubadoras, fortalecendo esse elo produtivo aqui em Alagoas. Desde janeiro estamos desenvolvendo diversas ações para alavancar o setor e a Secti é uma grande parceira, tem nos apoiado muito”, ressaltou o secretário adjunto.

Outra ação que será implantada é o termo de acordo de cooperação das incubadoras. Por intermédio do Governo do Estado, instituições acadêmicas e do Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec), uma cooperação mútua vai possibilitar às incubadoras de empresas de Alagoas o acesso à infra-estrutura e aos recursos humanos destas instituições, através da transferência de informações científicas e intercâmbio de tecnologias.

“O objetivo principal dessa atividade é amarrar as ações das incubadoras junto ao Governo, assim como firmar parceria com uma incubadora de referência no nordeste como o Padetec, que trará para esse projeto todo a sua experiência e conhecimento no desenvolvimento das ações”, explicou Eduardo Setton.

As atividades que fomentam o desenvolvimento de incubadoras no Estado fazem parte do projeto estruturante de Fortalecimento de Micro e Pequenas Empresas do Programa Alagoas Tem Pressa.

Fonte: Ascom Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos