Alagoas registra maior número de animais vacinados contra aftosa

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) divulgou, nesta quarta-feira (22), o resultado oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em 2012. Receberam a dose antiaftosa 1.248.305 animais, entre bovinos e bubalinos. O número de bovídeos vacinados – com índice superior a 90% – foi o maior já registrado no Estado desde o início do Programa de Combate à Febre Aftosa e supera, mais uma vez, o índice estabelecido pelo Ministério da Agricultura.

“Foi um índice importante e histórico. Conseguimos obter o maior número de animais vacinados e declarados até hoje em Alagoas. Pela primeira vez, os dados consolidados de uma campanha estão inseridos no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidagro) da Adeal. Com isso, todas as informações estão disponíveis para consulta. Temos agora uma base de dados consistente e confiável”, declarou o presidente da Adeal, Everaldo Rosa, lembrando que, na segunda etapa da campanha, realizada em novembro do ano passado, foram vacinados 1.213.400 animais.

Para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recomenda um índice de cobertura vacinal de 80% do rebanho. “Mais uma vez, ultrapassamos de forma significativa o índice mínimo de vacinação recomendado pelo Ministério da Agricultura. O produtor, a exemplo de outras etapas da campanha, fez a parte dele vacinando o seu rebanho contra a aftosa”, acrescentou Everaldo Rosa.

O presidente da Adeal esclareceu ainda que – por conta do inquérito soroepidemiológico realizado pelo Mapa em Alagoas, com o objetivo de verificar a circulação do vírus da aftosa no Estado – 2.613 animais deixaram de ser vacinados nesta primeira etapa da campanha.
“Vale ressaltar que estes animais só serão vacinados quando for apresentado o resultado das amostras do inquérito soroepidemiológico realizado pelo Mapa. Com isso, teremos um percentual de cobertura vacinal ainda maior”, reforçou Everaldo Rosa.

Empenho

Everaldo Rosa destacou também o empenho e a dedicação de todos os funcionários da Adeal que contribuíram de forma significativa para o sucesso da campanha realizada em Alagoas, além do apoio das instituições parceiras.
“Todas as instituições foram parceiras importantes neste processo que, mais uma vez, destaca Alagoas com um dos melhores índices de cobertura vacinal do setor agropecuário do País”, destacou o presidente da Adeal.

Sorologia

A realização do inquérito soroepidemiológico – que teve início em maio passado e que ainda está em processo de execução – é realizado com o objetivo de verificar a circulação do vírus da febre aftosa em Alagoas. O resultado da pesquisa pode levar a mudança do estatus sanitário de Alagoas de área de risco médio para zona livre com vacinação.
O adiamento da primeira etapa da campanha para junho, que usualmente é realizada no mês de maio, também ocorreu nos Estados do Ceará; Maranhão; Pernambuco; Piauí e parte do Pará.

Amostras

O segundo e último lote das amostras de soro sanguíneo – coletado no inquérito soroepidemiológico – foi enviado, no dia 30 de julho, para análise no Laboratório Nacional Agropecuário de Pernambuco (Lanagro –PE), localizado na cidade de Recife.
Segundo a Coordenação Estadual do Inquérito Soroepidemiológico em Alagoas, foram repassadas para o laboratório oficial do Mapa 2.613 amostras de soro para análise. Apesar do material está sendo processado, o resultado ainda não foi divulgado pelo laboratório.
As campanhas de vacinação fazem parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e são itens obrigatórios para criadores de bovinos e bubalinos.
Com exceção de Bahia e Sergipe, Alagoas e outros Estados nordestinos trabalham para alcançar a classificação de zona livre de febre aftosa com vacinação.
A febre aftosa é umas das maiores preocupações da agropecuária. Altamente contagiosa, a doença atinge animais de cascos bipartidos e é responsável pelos maiores prejuízos no setor.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos