Grêmio arranca vaga do Coritiba na Sul-Americana

Globo.comGrêmio x Coritiba

Grêmio x Coritiba

Em um jogo muito movimentado, com a vaga da Copa Sul-Americana passando de mão em mão, o Grêmio conseguiu chegar ao apito final classificado. Mesmo perdendo por 3 a 2 no Couto Pereira, a equipe gaúcha somou o placar à vitória por 1 a 0 em Porto Alegre e comemorou graças ao maior número de gols fora de casa. Everton Ribeiro, Roberto e Pereira fizeram pelo Coxa. Elano, de pênalti, e Marcelo Moreno, aos 45 minutos do segundo tempo, marcaram para o Grêmio. O gol decisivo gerou muita reclamação dos jogadores do Coxa, que pressionaram o assistente Emerson de Carvalho, o mesmo que não marcou três impedimentos num só lance do gol da vitória do Santos sobre o Corinthians, no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, desta vez o bandeirinha acertou ao não marcar impedimento de Marcelo Moreno, que fez o gol.

O Tricolor gaúcho comemora o feito inédito de chegar às oitavas de final e avançar para a fase internacional do torneio. O time espera o resultado de Cobreloa x Barcelona, do Equador, que tem o primeiro duelo marcado para a próxima terça-feira. O jogo da fase seguinte ainda não tem data prevista para ser realizado.

Primeiro tempo emocionante desde o início

O jogo começou com o Coritiba em busca do gol. O time da casa teve uma grande chance logo aos seis minutos, com Roberto, que invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Marcelo Grohe. No entanto, o Grêmio conseguia jogadas rápidas de contra-ataque e assustava o Coxa.

Na batalha dos esquemas táticos, Marcelo Oliveira levava vantagem sobre Vanderlei Luxemburgo, principalmente depois que os jogadores descobriram espaços no lado esquerdo do Grêmio. Robinho e o lateral-direito Ayrton se aproveitavam das oportunidades até que acharam o gol.

Aos 22 minutos, a bola trabalhada do meio de campo do Coritiba começou depois que Roberto a roubou na intermediária e achou o caminho pela direita com Ayrton, que fez o passe para Robinho na linha de fundo. Ele passou para Everton Ribeiro, que driblou Gilberto Silva, chutou no canto direito e fez o gol.

O clima do jogo esquentou depois que Souza, do Grêmio, derrubou Rafinha com um carrinho frontal, mas que passou em branco pelo juiz Wilson Seneme. Em meio a muita reclamação e empurra-empurra entre os jogadores, o bate-boca só parou depois que Pereira e Souza receberam cartão amarelo.

O Coritiba tocava mais a bola e chegava com mais perigo, envolvendo a defesa do Grêmio. Quando não entrava na área, Robinho, Chico e Everton Ribeiro testavam Marcelo Grohe de fora da área. Do lado do Grêmio, os meias Elano e Marquinhos estavam bem marcados e pouco criavam.

Mas o Grêmio tem fama de copeiro e não desperdiça oportunidades. Na primeira escapada de Kleber, o zagueiro Pereira não conseguiu alcançar o atacante e o derrubou dentro da área aos 41 minutos do primeiro tempo. Houve muita reclamação dos jogadores do Alviverde, mas o pênalti foi marcado. Elano não deu chance para o goleiro Vanderlei, fazendo o gol. Neste momento, a vaga era gremista.

Segundo tempo pega fogo com gols e confusão

O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro. Mancando desde o fim do primeiro tempo, Roberto teve outra grande chance logo no começo da partida, quando recebeu a bola na área, mas mandou um chutão terrível por cima do gol. Só que não houve tempo de reclamação e Roberto se redimiu, aos sete minutos, quando recebeu o passe de Robinho e, antes que a bola quicasse no chão, mandou o chute para estufar as redes. O gol ainda não dava a vaga para o Coritiba, mas serviu como o combustível para o time.

Depois do gol, o atacante desmontou e foi substituído por Lincoln. O Grêmio passou a assustar avançando pela direita como Kleber, que chegou à linha de fundo e fez cruzamento rasteiro para Marcelo Moreno chutar à queima roupa. Vanderlei fez grande defesa. O terceiro do Coxa veio aos 21 minutos, quando Everton Ribeiro fez um passe perfeito para a cabeça de Pereira, que estava dentro da área. O Coritiba estava com a mão na vaga.

Só que o jogo não havia acabado. O Grêmio passou a pressionar, principalmente tentando as faltas e os escanteios para a cobrança de Zé Roberto e Marquinhos, além do perigo que Kleber representava cada vez que pegava na bola.

A partida se tornou aberta dos dois lados, com diversas chances e os goleiros Vanderlei e Marcelo Grohe trabalhando muito. E quem deu a sorte foi o Grêmio, quando Marcelo Moreno, já aos 45 minutos do segundo tempo, recebeu na área e mandou para as redes.

A alegria do lado gremista se contrastou com a revolta do jogadores do Coritiba, que partiram para cima do árbitro Wilson Seneme e do assistente Emerson de Carvalho reclamando de impedimento do jogador gremista, que estava em posição legal. Mas a arbitragem deixou as reclamações de lado e confirmou o resultado. Fim de jogo e Grêmio com a vaga.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos