Comunidade afetada em 2011 por vazamento de gás cloro participa desimulado

Ascom IMAComunidade afetada em 2011 por vazamento de gás cloro participa desimulado

Comunidade afetada em 2011 por vazamento de gás cloro participa desimulado

No dia 30 de agosto, às 9h, será realizado o primeiro Programa deAlerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL) com apopulação do bairro Trapiche da Barra. Os preparativos foram feitos ontem,quando o Instituto do Meio Ambiente (IMA), entre outras instituições, erepresentantes da comunidade estiveram reunidos na sede da Braskem paradiscutir a execução do plano.

“O objetivo do programa é assegurar à população localcondições de segurança e proteção em caso de acidente químico ocorrido naUnidade de Cloro/Soda da Braskem. Mobilizamos órgãos públicos e privados paraorientar a evacuação das pessoas da área de influência dos efeitos e paraelaborar a infra-estrutura necessária para eventuais atendimentos a vítimas”,explicou José Augusto Dantas, engenheiro químico.

Segundo o Major do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) ecoordenador local do APELL, Sérgio Ricardo, essa é a primeira vez que oprograma será realizado com a comunidade do Trapiche da Barra – afetada, emmaio de 2011, por um vazamento de gás cloro. Ainda segundo o Major, ascomunidades do Pontal da Barra e da Rua da Palha estarão presentes nessaatividade como observadores, visto que já participaram de diversos simulados eque também estão em área de influência de efeitos de vazamento de gás.

“Durante o simulado tenta-se chegar o mais próximo do real. Achamosque isso vai ser possível devido à colaboração da comunidade e o engajamentodas entidades envolvidas”, comentou o coordenador local do APELL. No programaestão inseridas instituições como a Polícia Militar, o CBMAL, a SecretariaEstadual de Saúde (Sesau), a Superintendência Municipal de Transporte eTrânsito (SMTT), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o Departamento dePolícia Rodoviária Federal (DPRF), a Coordenadoria Estadual e Municipal daDefesa Civil, entre outros.

O IMA é o órgão responsável pela medição da concentração de gáscloro no meio ambiente. “Essa avaliação irá dizer em quais áreas os bombeirospoderão entrar para realizar o salvamento de vítimas e o momento no qual apopulação poderá voltar para suas residências”, explica Lana Navarro, técnicado Instituto. Além dessa atividade, o órgão ambiental também é responsável pelaavaliação posterior dos danos ambientais.

O órgão ambiental disponibilizará duas caminhonetes, que serãoutilizadas para verificar a presença de gás cloro no ar, e duas embarcações,com capacidade para 55 pessoas, que deverão auxiliar no salvamento de vítimas epodem servir como mais uma rota de fuga segura.

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos