Maceió será subsede da Copa 2014

AssessoriaAssessoria

A confirmação de Maceió como uma das cidades base para treinamentos durante a Copa 2014 movimentou o setor de serviços ligados ao turismo, nos dias 30 e 31 de agosto, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, durante a Fiptur Copa & Megaeventos. O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, que participou da abertura do evento, afirmou que Maceió tem todas as condições para ser um dos destinos na Copa.
“A cidade está habilitada para receber as equipes que serão sorteadas para jogar em centros de competição nas cidades próximas. Aqui existe uma boa rede de hoteleira, além de um conjunto de fatores que envolvem bons restaurantes, um aeroporto, atrativos turísticos e um centro de competições”, ressaltou o presidente.
Um dos pontos debatidos durante o evento foi a capacitação de empresários e profissionais do setor, a fim de causar uma boa impressão para os turistas que visitarem a cidade. Segundo Sampaio, depois das Olimpíadas de Londres, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil. “E isso pode ser para o bem ou para o mal. Só depende de nós”.
A visita da FBHA busca a ampliação de parcerias entre o setor empresarial com as esferas públicas e demais órgãos do turismo nacional e internacional e na qualificação do setor. A intenção é fazer uma análise com empresários e observar as oportunidades de crescimento do turismo, em função da Copa do Mundo. “A capacitação é um dos desafios para muitas cidades, mas está ocorrendo um esforço mútuo de diversos setores para tentar suprir as carências. Um exemplo é o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego – Pronatec Copa, coordenado pelo Ministério do Turismo, que também vai ofertar cursos profissionalizantes em Alagoas”, explicou.
Durante a Fiptur Copa & Megaeventos, Sampaio reconheceu que a tecnologia pode ser uma das maiores concorrentes para o Brasil, que devido ao seu tamanho continental e distância de países do hemisfério norte, pode atrapalhar a vida de alguns visitantes. “As transmissões, daqui a dois anos, ficarão ainda mais completas. Quem estiver em Londres, tomando sua cerveja vai poder ter quase que a mesma sensação de quem vê um jogo no estádio. O jeito é melhorar nossos serviços e nos preparar para receber bem, trabalhar bem e fazer com que o turista volte. É impossível conhecer o Brasil numa única visita. Por isso precisamos realizar uma boa Copa para conquistar o turista”, enfatizou.
Para o aperfeiçoamento ideal, o setor conta com o Pronatec In Company, que abrange um grupo de sindicatos de hotéis, bares e restaurantes que disponibilizam áreas para as aulas práticas e teóricas para o setor. O Senac é um dos parceiros e vai oferecer os instrutores para as aulas. A estimativa, segundo o presidente da FBHA, é que mais de 600 mil turistas estrangeiros venham ao Brasil para os jogos da Copa de 2014.

Fonte: Assessoria/Flávia Farias

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos