Desigualdade regional é tema central de conferência em Alagoas

Agência AlagoasAgência Alagoas

O Estado de Alagoas tem se destacado nos últimos anos pelo desenvolvimento em diversas áreas e pelo ajuste feito na gestão pública, com pagamentos e prazos sendo respeitados, o que garante uma maior interlocução com o governo federal e com as instituições financeiras do Brasil e do mundo. Mas, como a maioria dos estados brasileiros, Alagoas padece com as diferenças regionais. Para discutir este e outros assuntos, teve início nesta segunda-feira (3), a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Alagoas, aberta às 15h, no Palácio República dos Palmares, pelo governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e o pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
O governador Teotonio Vilela Filho saudou os participantes e chamou a atenção para um dos grandes desafios da conferência, “avançar no conceito de desenvolvimento regional como um todo”. De acordo com ele, desenvolvimento não se resume a crescimento econômico. “É preciso focar no ser humano e em suas necessidades básicas, como saúde, educação, segurança, emprego, ou seja, tudo aquilo que possa minimizar as desigualdades”, ressaltou.
Para ele, a pluralidade do Brasil pede cada vez mais iniciativas dessa natureza, que pensem cada região, cada estado, para que ocorra uma inserção como um todo, não apenas de parte da federação. O secretário Luiz Otavio Gomes também chamou a atenção para a importância dessa sistematização, para que o conceito de desenvolvimento seja sempre integrado.
“O tema da conferência não poderia ser mais oportuno, já que as desigualdades não se limitam às cinco regiões do país e suas unidades federativas. Há que se pensar também nas desigualdades intra-regionais, ou seja, entre estados de uma mesma região, como o Nordeste”, pontuou o secretário Luiz Otavio Gomes.
A iniciativa do evento é do Ministério da Integração Nacional e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), com articulação local da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e do Sebrae Alagoas, além de diversos outros parceiros, públicos e privados. “Além dos temas abordados durante os três dias, a conferência também vai eleger delegados para a Regional Nordeste e para a grande conferência nacional, no final do ano”, informou a assessora especial da Seplande, Alyne Vieira, coordenadora executiva da conferência.
A abertura do evento, que reuniu 250 participantes, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte Castro; da assessora da Secretaria Geral da Presidência da República, Fernanda Machiaveli; do superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira; além de Alexandre Manoel, representando o Ipea e Expedito Neiva, superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas.

Programação
O painel de abertura realizado na tarde de hoje (3), abordou a Política Nacional de Desenvolvimento Regional; o papel da Sudene no contexto da conferência e o conceito “desenvolvimento” no panorama atual do país. Amanhã, o evento se desloca para a sede do Sebrae, com a explanação de quatro painéis temáticos. “O segundo dia será encerrado com a reunião dos grupos de trabalho formados nos painéis, o que permitirá o aprofundamento das discussões dois primeiros dias”, garante Alyne Vieira.
O terceiro e último dia está reservado para a eleição dos delegados e para a plenária final. Eventos paralelos complementam a programação. Após o encerramento da solenidade de abertura, foi discutido hoje o tema da Territorialização do Plano Brasil Maior, durante encontro dos núcleos do Renapi/Renai e APLs, no âmbito estadual.
Amanhã (4), a partir das 16h, acontece a reunião do Conselho Deliberativo do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL). Na quarta-feira (5), a partir das 15h, se reúne o Conselho Estadual de Cooperativismo (Conecoop) e o dia de trabalho será encerrado com a apresentação do projeto Alagoas Geográfico, da Seplande, e com o minicurso Ipea Mapas, ambos no auditório do Sebrae.
“Procuramos, com esta programação, alinhar os eixos temáticos propostos pela conferência, com as ações já desenvolvidas com sucesso pelo Governo de Alagoas, no âmbito do desenvolvimento local, com programas apoiados na sustentabilidade, na sensibilização e na capacitação, nos mais diversos setores produtivos. É uma oportunidade de mostrarmos ao resto do país o que está sendo pensado e realizado por Alagoas no campo do desenvolvimento regional”, conclui o secretário Luiz Otavio Gomes.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos