Palmeira tem 53% dos votos válidos e Lessa, 31%, diz Ibope em Maceió

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (5), a terceira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Maceió após a definição dos candidatos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta.

Segundo o Ibope, a "eleição em Maceió pode ser decidida no primeiro turno".

Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:
Rui Palmeira (PSDB) – 53% dos votos válidos
Ronaldo Lessa (PDT) – 31%
Jeferson Morais (DEM) – 9%
Galba Novaes (PRB) – 3%
Fleming (PSOL) – 2%
Nadja (PPS) – 1%
Rosinha da Adefal (PTdoB) – 1%
Sergio Cabral (PPL) -0%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de outubro. Foram entrevistadas 602 pessoas nacidade de Maceió. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), sob o número nº AL-00065/ 2012.

O registro da pequisa no TSE foi feito no dia 30/9. Em 4/10, o TSE rejeitou a candidatura de Ronaldo Lessa. Na tarde desta sexta, a coligação anunciou Jurandir Bóia para o lugar de Lessa na disputa.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Rui Palmeira (PSDB) – 46% das intenções de voto
Ronaldo Lessa (PDT) – 27%
Jeferson Morais (DEM) – 8%
Galba Novaes (PRB) – 3%
Fleming (PSOL) – 2%
Nadja (PPS) – 1%
Rosinha da Adefal (PTdoB) – 1%
Sergio Cabral (PPL) – 0%
Branco/Nulo: 7%
Não sabe/Não respondeu: 5%

Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 14 de agosto e registrou os seguintes resultados: Rui Palmeira (30%); Ronaldo Lessa (28%); Jeferson Morais (10%); Galba Novaes (6%); Rosinha da Adefal (6%); Nadja (1%); Fleming e Sergio Cabral não pontuaram.

A segunda pesquisa foi divulgada em 14 de setembro e registrou os seguintes resultados: Rui Palmeira (48%); Ronaldo Lessa (22%); Jeferson Morais (6%); Galba Novaes (4%); Rosinha da Adefal (1%); Fleming (1%); Nadja e Sergio Cabral não pontuaram.

Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Ronaldo Lessa foi o mais citado, com índice de rejeição de 36%. Na sequência, aparecem Fleming e Nadja (24% cada), Sergio Cabral (22%), Jeferson Morais (21%), Galba, Rosinha e Rui Palmeira (20% cada).

Fonte: G1

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos