ASA vence Guará e afunda time paulista na zona de rebaixamento

A partida entre ASA e Guaratinguetá, na noite desta terça-feira, no estádio municipal de Arapiraca, pela 29ª rodada do Brasileirão da Série B, valia muito. Estava em jogo a chance da equipe alagoana abrir 12 pontos de vantagem para o adversário, que iniciou a rodada como a na primeira posição da zona de rebaixamento, o que daria mais tranquilidade ao Fantasma na reta final de competição. E com gols de Chiquinho Baiano, duas vezes, e Dedira, o ASA venceu a Garça por 3 a 1. Igor descontou para o time do Vale do Paraíba.

Com a vitória, a nona em 15 jogos como mandante, a equipe alagoana foi a 37 pontos, subindo para a 11ª colocação e se afastando de vez do Z-4. Já o Guará fica com 25 pontos, na 17ª posição, e pode terminar a rodada em 18º, caso o Bragantino vença o Guarani, sexta-feira, em Campinas.

Na próxima rodada, o ASA vai a Salvador encarar o Vitória na próxima terça-feira, 16, no Barradão. No mesmo dia, o Guará tenta a reabilitação diante do América-MG no Vale do Paraíba.

Início morno
Se a proposta do ASA era pressionar o Guará logo no início da partida para sair na frente em casa, ela não adiantou. Nos primeiros 15 minutos de jogo, a única chance clara de gol criada pela equipe alagoana foi em um lance de bola parada. Dedira carimbou o travessão de Saulo aos 5.

A Garça, com quatro desfalques, parecia encontrar dificuldades para se entrosar em campo. A zaga errava muito na saída de bola. Bem marcado, Lenilson, responsável por distribuir o jogo do Guará ao lado de Carlos Magno, pouco tocou na bola na primeira etapa.

Depois dos 20 minutos, o ASA se acertou em campo e passou a pressionar. Lúcio Maranhão, artilheiro do Brasil no ano, teve a chance de marcar seu 39º gol na temporada mas, depois de ficar cara a cara com Saulo, preferiu tocar para Alexandro. Igor, zagueiro da Garça, cortou o passe no meio do caminho.

Lúcio Maranhão teve nova chance aos 30, quando aproveitou falha na marcação do Guará para tocar no cantinho. Saulo mostrou muita elasticidade para evitar o gol.

Após tanta pressão, os donos da casa abriram o placar aos 42. Em cobrança de falta ensaiada, Chiquinho Baiano carregou a bola para o meio e acertou um belo chute para abrir o placar em Arapiraca.

Sem centroavante de ofício, a Garça sentiu a ausência do artilheiro da equipe, o atacante Alemão, e pouco criou no primeiro tempo.

Gol relâmpago
Carlos Octávio, técnico do Guaratinguetá, mudou a equipe para a segunda etapa. O centroavante João Paulo entrou no lugar do meia Carlos Magno, mudança que visava dar mais presença de ataque à equipe.

Mas não deu tempo nem de ver se a alteração mudaria o rumo da partida. Logo aos 3, o volante Lucas avançou pela direita e cruzou para a área. A zaga dividiu com Lúcio Maranhão, e a bola sobrou para Dedira, livre, completar para o gol e ampliar a vantagem do ASA.

O Guaratinguetá parecia afobado e tinha dificuldades para chegar ao ataque, tentando lances de ligação direta entre os defensores e os homens de frente.

O ASA começou a desperdiçar chances de matar o jogo e, depois dos 15, diminuiu o ritmo, passando a priorizar a posse de bola. A Garça, por sua vez, até conseguiu chegar mais à área adversária até que Igor aproveitou um bate-rebate dentro da área do ASA para diminuir aos 39.

Depois do gol, a Garça ainda levou perigo em lances de bola parada, mas o ASA segurou a vitória até o fim. No último minuto, Lúcio Maranhão ainda puxou contra-ataque e foi derrubado dentro da área pelo goleiro Saulo. Pênalti, convertido por Chiquinho Baiano para dar números finais ao jogo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos