Deputados questionam ações da FN e querem explicações de secretária

Mais uma vez, o tema violência dominou parte das discussões ocorridas nesta quarta-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Primeiro a falar sobre o assunto, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) lembrou que nesta quinta-feira, 25, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, participa da instalação da Comissão de Segurança da Casa de Tavares Bastos, criada com o objetivo de fiscalizar o Programa Brasil Mais Seguro Alagoas.

Medeiros destacou a importância do trabalho que será desenvolvido pela comissão e adiantou que irá questionar a representante do Ministério da Justiça acerca da divergência de dados oficiais – do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Segurança Pública – em relação aos índices de violência em Alagoas.

“Quem está correto? É a polícia que divulga a diminuição da violência no Estado ou o Datasus? Não podemos ficar com as duas histórias, por isso a Comissão será importante para esclarecer pontos como esse”, apontou o petista.

Medeiros também criticou a ação ‘truculenta’ de alguns agentes da Força Nacional (FN) em Alagoas que, segundo ele, seriam ‘mal preparados’ para a função e questionou quantos policiais alagoanos estavam fora do Estado, na FN. “Para quê pagarmos diárias para os que vêm de fora, se podemos trazer os nossos de volta para cá?”.

Em aparte, o deputado Jeferson Morais repercutiu a denúncia feita pelo agente da Polícia Civil de Alagoas, Cláudio Hermes, acerca de suposto abuso de autoridade cometido por integrantes da Força Nacional. A denúncia foi apresentada à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e encaminhada ao Ministério da Justiça.

“Tem faltado respeito com nossos policiais e é preciso que a secretária tome conhecimento disso”, afirmou, relembrando ainda o caso do menor de 14 anos, deficiente mental, que foi agredido por policias da FN no município de Pilar, em 2008. Na época, Morais também denunciou ter sido vítima de excessos durante uma abordagem da Força Nacional no município de Batalha.

O parlamentar ainda mostrou preocupação com a probabilidade de um confronto entre os policiais civis e militares locais e os agentes da FN, devido à ocorrência de episódios dessa natureza.

Reunião da PC

Enquanto os parlamentares discursavam na ALE, um grupo de policiais civis e representantes do Comando da Força Nacional em Alagoas se preparavam para uma reunião com o delegado geral da PC, Paulo Cerqueira, em Jacarecica.

Segundo Edeilton Gomes, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), a categoria irá solicitar a criação de normas de abordagem, na tentativa de evitar novos episódios envolvendo a ação da FN.

O sindicalista disse ainda que o Sindpol irá solicitar, ao Ministério da Justiça, abertura de processo administrativo em relação a equipe acusada de agredir o policial civil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos