SEE promove Domingo no Cepa com diversas atividades

Agência AlagoasAgência Alagoas

Atividades esportivas, educativas, culturais e prestação de serviços à comunidade são algumas das ações que integram o Projeto Domingo no Cepa, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e que será lançado no próximo dia 28 de outubro. O evento tem o objetivo de aproximar e envolver as comunidades nas atividades educacionais e promover a participação ativa de todos no processo da educação em Alagoas.

A abertura oficial está marcada para as 9h, em frente à sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) com apresentação da Banda do Exército e hasteamento do Pavilhão Nacional e Estadual, tendo em seguida um Coral Infantil de uma comunidade vizinha. Porém, a primeira atividade acontece às 8h, com um passeio ciclístico nas ruas do Farol, Pitanguinha, Pinheiro e internas no Cepa.

A ideia do dia de lazer surgir após diversas reuniões entre a SEE, professores, diretores e coordenadores das escolas estaduais do Cepa, que buscavam uma alternativa eficiente para fazer com que pais e comunidade estivessem mais integrados com vida escolar e assim contribuam para dar continuidade ao novo rumo que a Educação vem tomando em Alagoas.

De acordo com Francisco Beltrão, responsável pela administração do Cepa, ao conhecer ações de sucesso em diversas unidade de ensino no interior de Alagoas, a Secretaria buscou uma mudança nas atividades do Cepa, retornando ao sentido inicial de sua concepção.

“Por que será que o IDEB de escolas no interior atingiram bons níveis, superando as da capital? Onde está o problema? O Campus foi criado com o intuito de ser mais que um grupo de escolas, onde fossem concebidas as mais variadas demonstrações artísticas, culturais, esportivas e se tornasse exemplo para todo o estado. Queremos retornar com essa concepção e esse projeto é apenas o início”, colocou.

Beltrão tomou como exemplo as escolas nas cidade de Coité do Nóia e União dos Palmares que tiveram destaque na avaliação dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica. Nessas localidades, a diferença está na intensa participação da comunidade nas escolas o que garante mais alunos na sala de aula, dedicação e a pequena evasão escolar.

E a preparação do Cepa teve início com as melhorias em sua infraestrutura, como adequação da iluminação, limpeza e árvores podadas, facilitando o monitoramentos das câmeras existentes no local. Outras etapas serão iniciadas com a urbanização geral, construção de um anfiteatro, pista de ciclovia, quadras poliesportivas, reestruturação de um pequeno Centro de Convenções para atender as atividades internas das escolas.

Atualmente, o Cepa possui mais de 13 mil estudantes, quatro mil funcionários e outros mil servidores que trabalham na Secretaria, agora funcionando nas instalações. Com isso, lembra Beltrão, forma-se uma cidade, habitada por mais de 20 mil pessoas que poderão juntas trabalhar para os avanços em Alagoas.

“O projeto é muito mais que um dia de lazer. Queremos nos tornar exemplos no IDEB e não serão medidos esforços, numa ação conjunta envolvendo todas as áreas – educação, saúde, esporte, infraestrutura. Isso é um pequeno passo, um elo das correntes e com o empenho de todos, temos a certeza do sucesso”, acrescentou.

Programação diversificada

Dentro da programação estão incluídas diversas atividades esportivas abertas à comunidade. Quem for ao Cepa poderá praticar o Rapel, no Projeto Radical kids; acompanhar a apresentação da Equipe do Nado Sincronizado do Cepa e ver a competição entre alunos que participam do Projeto. Além disto, terá a oportunidade de participar de atividades aquáticas e do torneio de Futebol de Campo.

Na área cultural, o Domingo no Cepa terá apresentações de grupos de Capoeira e Hip Hop – que acontecerão em frente a sede da 15ª CRE – e da Banda do Exército. E para a criançada, a diversão está garantida com palhaços, pedalinho, bicicleta e cama elástica, tudo a preço popular.

“Sabemos que muitas pessoas não podem ser deslocar aos domingos para a orla da capital e levar os filhos para curtir horas de lazer. Vamos oferecer as atividades, algumas gratuitas outras pagas, com a diferença de que os valores serão bem abaixo do mercado, para que todos possam se divertir juntamente com a família”, explicou o administrador do Cepa.

O social também estará presente na programação do projeto que, dentro das atividades educativas, contará com palestra sobre Primeiros Socorros na 15° CRE – Bombeiros Militar; Panfletagem sobre Trotes – Parceiros da Vida e SAMU; Palestra sobre Desarmamento no Auditório da 15° CRE.

A parceria com instituições e Organizações não-governamentais (ONG) dará a possibilidade para que o público que esteja presente tenha o serviço de corte de cabelo, promovido pelo SENAC, e a verificação da pressão arterial e conscientização, da ONG Parceiros da Vida, dentro do Projeto Hiperdia.

Francisco Beltrão finalizou explicando que toda a segurança do evento está garantida com vigilantes do quadro da SEE e do Batalhão Escolar, que atua diariamente no Cepa. Ambulantes estão sendo cadastrados para garantir a liberação de comercializar seus produtos durante o domingo, com a restrição da venda de cigarros e bebidas alcoólicas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos