Ministério da Justiça diz que Alagoas é exemplo no País

Alagoas passou a ser referência positiva, em âmbito nacional, na área de Segurança Pública, a partir das ações do Programa Brasil Mais Seguro, que atua no combate à criminalidade, com foco na redução do índice de homicídios e crimes violentos.

No mês de outubro, houve diminuição de 15% do número de mortes em todo o Estado, comparado com o mesmo período do ano passado. Na capital, essa queda chegou a 33%. Essa parceria entre o Governo de Alagoas e o Governo federal foi enfatizada pelo Ministério da Justiça.

Na quarta-feira (31), o Ministério da Justiça divulgou nota para a imprensa nacional – sobre o aumento da criminalidade no Estado de São Paulo –, em que cita Alagoas como um exemplo bem-sucedido de parceria institucional entre os governos federal e de Alagoas, com a implantação do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas.

“No mesmo período em que a violência sobe no Estado de São Paulo, em outros, o nível de violência caiu, como no caso de Alagoas, que teve redução de 10% de crimes violentos, sendo 20% somente em Maceió, e 83% de resolução dos inquéritos, em apenas quatro meses da atividade conjunta entre o governo do Estado e o Ministério da Justiça”, diz trecho da nota.

Mesmo antes do lançamento do Brasil Mais Seguro – ocorrido em 27 de junho –, o Estado já vinha registrando, desde janeiro, redução no índice de crimes violentos, apesar de a média anual ainda se manter em patamar alto. Mas a partir deste ano, a curva da taxa de criminalidade, que vinha crescendo nos últimos 16 anos, começou a declinar.

“Em parceria com o Governo Federal, estamos conseguindo reduzir o índice de mortes violentas, a partir da implementação de ações qualificadas de repressão e prevenção. Por isso, Alagoas está sendo citado pelo Ministério da Justiça como vitrine e referência positiva”, disse o secretário Dário Cesar, durante reunião nesta quinta-feira (1) com gestores das forças policiais.
Para reforçar o trabalho de investigação e de perícia no local de crime, Dário Cesar pediu agilização na implantação da Delegacia de Homicídios e também de um Núcleo da Perícia Oficial na cidade de Arapiraca, que também vem sendo alvo das ações do Brasil Mais Seguro.

“Vamos fazer um maior esforço para que o município tenha uma melhor estrutura na área da Polícia Judiciária e da perícia, agilizando o trabalho de investigação nos casos de crimes violentos que estão ocorrendo no momento”, afirmou, acrescentando que em breve as ações policiais também serão estendidas para a cidade de Rio Largo, na Região Metropolitana.
Na reunião, o secretário anunciou aos dirigentes das polícias Civil e Militar e também da Força Nacional que a parceria entre o Estado e governo federal garantiu mais um investimento do Ministério da Justiça, na ordem de R$ 40 milhões, para o Sistema de Radiocomunicação Digital. O sistema irá funcionar em toda a Grande Maceió e na região de Arapiraca.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos