PF identifica origem do boato sobre cancelamento do Enem 2012

A hashtag #enem2012cancelado circula desde a manhã deste sábado (3) pelo Twitter, informando o suposto cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. No entanto, por meio da própria conta no Twitter, o Ministério da Educação informou que a “Polícia Federal monitora a rede social e identificou a origem de hashtag com o objetivo de tumultuar a prova. O Enem está confirmado!”. Segundo o site do jornal "O Estado de S. Paulo", a notícia teria partido do perfil chamado Chora Minha Nega (@gui_pangua). O termo ficou entre os mais comentados da rede social na manhã deste sábado.

No entanto, o próprio @gui_pangua, em uma série de posts no seu perfil, alega que não foi ele que começou a disseminar o boato na rede e reclamou que estava sendo vítima de uma injustiça: "hashtags falando sobre o suposto cancelamento tão sendo postadas desde essa madrugada, apenas fui na onda e postei tbm (sic)", escreveu. O usuário publicou a imagem de um post do perfil Vovó da Fiel (@Vovo_Panico), de 1h03m, com uma piada sobre o suposto cancelamento.

A assessoria do MEC desmente qualquer problema com a prova que será aplicada neste final de semana. Junto com a notícia falsa sobre o cancelamento, postagens dando conta de um vazamento do gabarito também estiveram entre os assuntos comentados pelos usuários. Contudo, não passa de mais um boato infundado, de acordo com informações oficiais.

Na semana passada, uma mensagem falsa já havia espalhado uma onda de boatos nas redes sociais sobre o Enem. Segundo informações do MEC, a confusão teria sido iniciada após o publicitário Eden Wiedemann postar no Twitter o link de uma notícia sobre o cancelamento da prova de 2009, do Portal Terra. Muitas pessoas acreditaram que as informações eram referentes ao exame de 2012 e o site do MEC chegou a sair do ar por alguns minutos, devido ao elevado número de acessos por parte de internautas que buscavam esclarecimentos.

Fonte: O Globo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos