Polícia afirma ter prendido acusados de 90% dos crimes na ‘zona sul’

Alagoas24HorasAlagoas24Horas

Não foi à toa que a região sul da cidade, que compreende os bairros do Vergel do Lago, Trapiche e Levada, foi escolhida para a realização da primeira ação do Brasil Mais Seguro em Alagoas. A região, uma das mais tradicionais da cidade, é palco recorrente de crimes bárbaros, invariavelmente por motivos fúteis.

Na manhã desta terça, dia 6, o delegado Rossílio Souza encaminhou um relatório à imprensa que relata as ações da Operação Anjo da Guarda, desencadeada desde agosto, e que identificou três grupos que comandariam as ações criminosas na região. Seria um grupo de 25 criminosos divididos em três células rivais, Virgem dos Pobres I, II (o maior deles) e o III. A motivação para os crimes, em sua maioria, seria a disputa por pontos de tráfico.

Diagnóstico semelhante já havia sido levantado há anos pela delegada Maria Aparecida, então titular do 22º Distrito Policial, que identificou a maioria dos contraventores da área. No relatório enviado à imprensa, o delegado da Força Nacional classifica os integrantes da organização criminosa como frios. “A maioria tinha pouca idade, matavam por quaisquer motivos e não tinha o menor remorso em matar um ser humano”, avalia.

Até o momento foram presos Claudemilson Alves de Lima, o Cibitinho; Josimar Vitalino do Nascimento; Rodrigo Pereira do Carmo, conhecido como Cara de coice; Alex Felipe Ferreira da Silva; Nicollas Gustavo de Lima Menezes, Guga Branco; José Adriano da Silva, Guga Moreno; Marcos Daniel dos Santos; Washington Felipe dos Santos Alves; João Felipe, o Conan; Vagner da Silva Dias; além da apreensão do menor conhecido como Pimpolho.

As prisões são consideradas fundamentais na ‘quebra’ do organograma do crime. Os líderes, no entanto, identificados como Kiel, Mateus Perneta, Talito, os dois primeiros donos da maioria das armas dos crimes, ainda seguem foragidos, assim como indivíduos cuja identificação é mantida em segredo.

Nos depoimentos é possível ver a ‘frieza’ com que os acusados se reúnem e cometem os assassinatos, normalmente em vias públicas, em plena luz do dia, e sem qualquer temor de identificação.

Os policiais relacionaram pelos menos 20 assassinatos que contariam com a participação direta dos presos. Outros 21 assassinatos são atribuídos aos integrantes dos três grupos. Os nomes, no entanto, não foram identificados. A partir das 14h30, os delegados Rossílio Souza e Cícero Lima concedem entrevista coletiva na sede da PC sobre a operação.

O grupo tirou a vida de Eduardo de Araujo Sabino, nascido em 20/06/1995. O corpo da vítima foi encontrado em estado de decomposição, em 29/10/2012, nas margens da Lagoa Mandau, Conj. Virgem dos Pobres II, Trapiche da Barra; Com requinte de crueldade o grupo tirou a vida do deficiente mental Davi Amorim Silva, fato ocorrido no dia 29/06/12, na Rua da Paz, Conj. Virgem dos Pobres II, Trapiche da Barra. Aquela data e horário o deficiente recebeu vários disparos de arma de fogo, teve várias perfurações a faca em seu corpo, e ainda vivo teve seu corpo carbonizado com emprego de gasolina; Homicídio de Jadson Nascimento Vieira, Inquérito n. 229/2012, fato ocorrido no dia 14/09/12, na Favela Muvuca; Nayderlan dos Santos Oliveira, Inquérito n. 262/2012, fato ocorrido no dia 02/10/12, no Conj. Virgem dos Pobres II; Homicídio de Givaldo Ambrósio dos Santos, Inquérito n. 270/2012, fato ocorrido no dia 05/10/12, na Favela Sururu do Capote; Homicídio de Wanderson José Cesar de Almeida, Inquérito n. 274/2012, fato ocorrido no dia 06/10/12, no bairro Vergel, respondeu que nega participação nesse crime; 6 – Homicídio de Leandro Pereira Gomes, Inquérito n. 275/2012, fato ocorrido no dia 07/10/12, respondeu que nega participação nesse crime; Homicídio – Anderson dos Santos, Inquerito n. 138/2011; Homicídio – a vítima Ester Ferreira dos Santos, 25/08/2001, na Favela da Torre, Bairro Trapiche; Homicídio – de Adenaldo da Silva Santos, vulgo “Galeguinho”; ocorrido em 05/04/2011, na Av. Senador Rui Palmeiras Trapiche; Homicídio – de Misemberg Elias da Silva, fato ocorrido em 29/05/2011, no Bairro Trapiche; Homicídio – de Ricardo de Cesar da Silva, fato ocorrido em agosto de 2011, na região do Trapiche; Homicídio – referente a vítima Igor Henrique Rosendo da Silva, fato ocorrido no dia 09/07/12, no conjunto virgem dos Pobres II, Qd. 30, Trapiche da Barra; Homicídio – Suspeito de ter matado Walisson Adriano de Souza, fato ocorrido na data do dai 20/07/2012, na favela Sururu do Capote; Homicídio Luiz Otávio Basílio dos Santos – ocorrido na Favela Nova Esperança, Conjunto Virgem dos Pobres I, Vergel do Lago; Homicídio Leandro Pereira Gomes, ocorrido na Rua K, Quadra 66, Conjunto Virgem dos Pobres III, Trapiche; Homicídio Fernando da Silva Santos, ocorrido no Conjunto Virgem dos Pobres I (Beco da morte), Vergel do Lago; Homicídio Lucas Anselmo da Rocha Santos de Morais , ocorrido no Vergel do Lago; Homicídio Luiz Paulo dos Santos, ocorrido no Conjunto Virgem dos Pobres II, próximo ao Batalhão da PM, Vergel do Lago; Homicídio Givanildo Santos Tenório Júnior, ocorrido no Vergel do Lago.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos