Governo discute desenvolvimento socioeconômico do NE

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) representa o Governo de Alagoas na I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento do Nordeste, realizada em Salvador- BA. As atividades do encontro, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, tiveram início nesta terça-feira (06) e se estendem até o próximo dia 08. O evento conta com a participação de representantes dos nove estados do Nordeste eleitos nas conferências estaduais realizadas entre junho e outubro deste ano.

Na ocasião, serão reformuladas, debatidas e aprovadas propostas de diretrizes e princípios para dinamizar o desenvolvimento nordestino a fim de reduzir as desigualdades socioeconômicas e regionais. O propósito dos encontros são preparar, por meio de debate amplo entre os diversificados atores do país, um documento de princípios e diretrizes para à formulação de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Segundo a assessora especial da Seplande, Alyne Vieira, o momento é oportuno para traçarmos um perfil de nossas necessidades regionais, o que acarretará, em longo prazo, em menor desigualdade no país.
“Os encontros macrorregionais, que acontecem desde outubro, são de extrema importância, pois possibilitam o conhecimento de nossas reais demandas. Ninguém melhor que os habitantes de cada região do país para relatar os padecimentos que fragilizam a cidadania e comprometem a aptidão de realização dos potenciais individuais e coletivos” declara.

Ao término do encontro, um relatório será anexado aos documentos das demais edições macrorregionais para validação da I Conferência nacional de Desenvolvimento Regional, prevista para acontecer fevereiro de 2013, em Brasília.

Fonte: Ascom/Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos