‘A população irá sentir uma redução circunstancial dos crimes’, diz delegado

Railton Teixeira/Alagoas24HorasWellington da Silva Costa, conhecido como "T"

Wellington da Silva Costa, conhecido como "T"

A eficácia do Plano Nacional de Segurança Pública e a expectativa da redução da criminalidade no Estado deram o tom da coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 6, na sede da Polícia Civil, em Jacarecica. Os resultados positivos da Operação Anjo da Guarda, deflagrada na Zona Sul de Maceió, levaram pelo menos seis autoridades policiais à coletiva: Capitão Gondim, delegado Fernando Bruno, delegado Rossílio Souza, delegado Carlos Reis, delegado Cícero Lima e o coronel Gilmar Batinga do CPC.

Na ocasião foram apresentados dois indivíduos considerados os mais perigosos do grupo que age no Conjunto Virgem dos Pobres II, o maior deles. Wellington da Silva Costa, conhecido como "T" e Josimar, 20 anos.

Em entrevista ao Alagoas24Horas, Josimar disse que ficou preso durante 7 meses no Cirydião Durval, mas negou ter participado de homicídios. "Eu creio na justiça divina", disse. Já Wellington se limitou a dizer que não tinha envolvimento com os crimes que lhes foram imputados.

Para Batinga, parte da eficácia da operação, desencadeada a partir da parceria entre as polícias, é mérito da população que denunciou o organograma do crime através do telefone 181. “Não dou 30 dias para que haja uma redução drástica dos homicídios na região. Todo dia se prende gente em Alagoas, que está se tornando um Estado seguro. É só questão de tempo”, disse o comandante do CPC.

O delegado Fernando Bruno falou sobre o pioneirismo de Alagoas no que diz respeito à integração entre as polícias, um modelo que deve ser implantado no restante do país.

Mas foi o delegado Carlos Alberto Reis quem deu prazo para redução da violência da região Sul da cidade. “Combater os homicídios em Alagoas é nossa meta. A população irá sentir uma redução circunstancial dos crimes no período entre 29 de outubro a 29 de novembro”, disse, acrescentando que os alagoanos terão uma surpresa até a próxima semana.

Reis também informou que entregará ao delegado de homicídios, Cícero Lima, um relatório de investigação de alguns homicídios, elaborado por sua equipe.

Os delegados também confirmaram os detalhes da operação Anjo da Guarda, divulgados no final da manhã pelo Alagoas24Horas, com base em um relatório enviado pela Força Nacional.

Disputa entre conjuntos

Segundo a Polícia, a Zona Sul de Maceió vinha sendo dominada por um grupo de 25 criminosos divididos em três células rivais, Virgem dos Pobres I, II (o maior deles) e o III. A motivação para os crimes, em sua maioria, seria a disputa por pontos de tráfico. Os grupos são responsáveis por, pelo menos, 30 homicídios na região.

Presos

Até o momento foram presos: Claudemilson Alves de Lima, o Cibitinho; Josimar Vitalino do Nascimento; Rodrigo Pereira do Carmo, conhecido como Cara de coice; Alex Felipe Ferreira da Silva; Nicollas Gustavo de Lima Menezes, Guga Branco; José Adriano da Silva, Guga Moreno; Marcos Daniel dos Santos; Washington Felipe dos Santos Alves; João Felipe, o Conan; Vagner da Silva Dias; um menor conhecido como Pimpolho, Wellington da Silva Costa, o "T", e Josimar de 20 anos.

Líderes

Os líderes, no entanto, identificados como Kiel, Mateus Perneta, Talito, os dois primeiros donos da maioria das armas dos crimes, ainda seguem foragidos, assim como indivíduos cuja identificação é mantida em segredo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos