Toledo volta à ALE e deputados aprovam urgência para empréstimo do Governo

O PL, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Estado a contrair um empréstimo no valor de 250 milhões de dólares junto ao BID.

A sessão desta quinta-feira, 8, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) foi marcada pelo retorno do presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB), que se recupera de uma cirurgia para retirada de um câncer na língua, e pela aprovação do pedido de urgência para tramitação de um projeto que autoriza o Estado a contrair um empréstimo no valor de 250 milhões de dólares.

Ao abrir a sessão, Toledo agradeceu a todas as visitas, telefonemas e orações recebidos e pediu que o deputado Antônio Albuquerque (PTdoB) – que ocupou a presidência durante o afastamento dele – permanecesse à frente dos trabalhos. “Estamos restabelecidos, mas, com alguma dificuldade ainda na fala”, justificou.

Após uma pausa de pouco mais de 30 minutos para entendimento de lideranças solicitado pelo deputado Jota Cavalcante (PDT), os parlamentares aprovaram o pedido de regime de urgência para tramitação do Projeto de Lei (PL) de autoria do Poder Executivo que autoriza o Estado a contrair um empréstimo no valor de 250 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O pedido de urgência e de dispensa de publicação dos pareceres no Diário Oficial do Estado foram aprovados com os votos contrários dos deputados Isnaldo Bulhões (PDT), Olavo Calheiros (PMDB), Judson Cabral (PT) e Flávia Cavalcante (PMDB).

Calheiros disse que nada justificava tamanho endividamento do Estado: “Alagoas não vai suportar esse endividamento, que vai destroçar ainda mais a saúde, educação e dificultar qualquer melhoria salarial em relação ao funcionalismo público”.

Já Isnaldo Bulhões e Judson Cabral argumentaram que o pedido não recebeu relator especial, questionaram a dispensa de publicação e a necessidade do pedido de urgência.

O líder do governo na Casa, deputado Edval Gaia (PSDB) afirmou que, com a desoneração de produtos, houve queda na arrecadação de estados e municípios, razão pela qual o Governo Federal estava avalizando o empréstimo.

“Entendo a preocupação desta Casa em relação ao pedido, mas, esse empréstimo vai beneficiar várias áreas e terá uma carência de 24 meses e parcelas divididas em 260 vezes. Alagoas não pode perder essa oportunidade”, finalizou o parlamentar.

Com a aprovação do pedido de urgência, o PL deve ser votado em plenário na sessão ordinária da próxima terça-feira, 13 de novembro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos