Combate à violência em AL é destaque na mídia nacional

O combate sistemático de Alagoas contra a criminalidade vem recebendo destaque em âmbito nacional. Depois dos elogios feitos pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na imprensa nacional, no início deste mês, foi a vez de o jornal Folha de São Paulo trazer matéria em que destaca os resultados do trabalho realizado pelos órgãos de segurança que compõem a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds).

Em matéria que repercute a crise na segurança em São Paulo, o jornal fez questão de citar Alagoas como um exemplo de que, com um trabalho focado na inteligência e investimentos na polícia, é possível reduzir os índices de criminalidade. Outro ponto destacado é o sucesso da parceria dos governos estadual e federal através do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, um pacto firmado para a redução da violência no Estado.

A Folha traz ainda os números que comprovam a redução da criminalidade em Alagoas, representada pela queda no número de homicídios. Para se ter uma ideia do que vem sendo feito, somente no mês de outubro foram registrados 15% de assassinatos a menos no Estado se comparado com o mesmo período do ano passado. Quando esses números são limitados para Maceió, a queda foi ainda maior, chegando a 33%. Fazendo uma comparação entre janeiro e outubro de 2011 ao mesmo período deste ano, houve uma diminuição de 12,6% no número de homicídios na capital. Já de janeiro a junho deste ano, a média diária de homicídios caiu 7% em comparação a 2011. De julho a outubro, a queda foi ainda maior, de 21%.

A reportagem da Folha de São Paulo também destaca ações tomadas para o alcance destes números, como o reforço na estrutura criminal na apuração de homicídios e nas ações policiais repressivas, que conta hoje com o auxílio de peritos e policiais da Força Nacional, além de equipamentos para análise de matérias na cena de crimes, trazendo assim, maior rapidez na apuração dos crimes.

Não foi a primeira vez neste mês que o trabalho que vem sendo feito em Alagoas para reduzir a violência ganhou destaque na mídia nacional. Em dois telejornais da Rede Globo, o Estado foi citado como exemplo de que é possível, com trabalho e muito empenho por parte do Governo e de seus agentes, vencer a criminalidade.

Para o secretário de Dário Cesar, o reconhecimento por parte da imprensa é importante, mas ele sabe que a luta contra a violência é constante e depende de muito trabalho. “As operações precisam ser diárias, o trabalho de inteligência acontece a todo o momento, os responsáveis precisam ser presos para reduzir a sensação de impunidade e, principalmente, a população tem que se sentir segura”, destacou.

Dário Cesar ressaltou também a ajuda da população através do dique-denúncia 181, e a transparência com que todo o trabalho vem sendo conduzido. “Hoje divulgamos diariamente boletins com detalhes dos casos, nome de vítimas, para que cada alagoano saiba o que está acontecendo e, principalmente, o que vem sendo feito para reduzir a criminalidade no Estado”, disse o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos