Comitiva alagoana inicia atividades no Canadá

Agência AlagoasAgência Alagoas

A comitiva de Alagoas que está no Canadá abriu a agenda oficial de atividades nesta segunda-feira (12), em reunião na Guelph University, um dos maiores e mais renomados centros de ensino com pesquisas direcionadas ao setor agropecuário. O encontro com professores e a diretoria da universidade teve por objetivo ter conhecimento quanto aos processos inovadores realizados pela instituição, bem como traçar um diagnóstico das principais oportunidades de negócios, em especial na cadeia produtiva do leite.

Comandada pelo vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, e com a participação dos secretários de Estado, Eduardo Setton (Ciência, Tecnologia e Inovação), José Marinho (Agricultura e Desenvolvimento Agrário) e o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, a comitiva foi apresentada à estrutura organizacional do centro de ensino, que tem seu trabalho voltado para análise, pesquisa e o melhoramento da qualidade genética de animais.

Pela tecnologia avançada em seu campus, que possui um departamento exclusivo para a melhoria genética dos animais, a Guelph University está envolvida diretamente com projetos e ações coordenados pelo governo canadense.

“Estamos aqui para tomar conhecimento sobre os procedimentos mais avançados que estão em andamento e extrairmos o que há de melhor. Dessa forma, através de possíveis acordos de cooperação técnica, poderemos levar essa inovação para o Estado”, declarou José Thomaz Nonô.

O secretário Luiz Otavio Gomes reforçou que o setor agropecuário de Alagoas vem avançando ao longo do tempo e precisa caminhar junto com a tecnologia para desenvolver-se ainda mais.

A comitiva tratou de alguns assuntos, fazendo um paralelo com o atual cenário da pesquisa voltada para o agronegócio em Alagoas, como a qualidade do produto, eficiência genética, fertilidade dos animais e comercialização. De acordo com a apresentação da Guelph University, uma das apostas do setor agropecuário canadense que tem mostrado resultados expressivos quanto à redução de custo é a aposta na genômica, ramo da bioquímica que estuda o genoma completo de um organismo.

“Os processos aqui no Canadá mostram que esse é um caminho a ser seguido, tendo em vista a capacidade de diminuir os custos e da qualidade genética alcançada”, declarou o secretário Eduardo Setton.

Após a apresentação, a comitiva alagoana visitou as instalações e centros de pesquisa da universidade. A visita foi acompanhada pelo superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, e pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio dos Santos.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos