Atendimento do INSS pode ser agendado pelo telefone e internet

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS/AL) não precisam ir às agências antes do horário de abertura, às 7h, para garantir atendimento. O Instituto dispõe de uma Central de atendimento, através do telefone 135, ou da internet pelo site (www.previdencia.gov.br), onde o segurado pode marcar dia e horário para atendimento. Além de ter acesso a informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer solicitações de benefícios. Alguns benefícios e serviços podem ser obtidos por esses canais.

A vantagem é que o atendimento programado possibilita ao Instituto um melhor gerenciamento dos serviços, além de diminuir o tempo de espera na agência para os segurados que realmente necessitam comparecer a uma unidade do INSS.

Pela Central 135, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, fazer inscrição, agendar atendimento para requerer aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença. O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação e reconsideração desse benefício por meio do telefone 135 e internet. Esses serviços também podem ser feitos pela internet.

Pela internet, os segurados também podem consultar as perícias agendadas, os processos de concessão, revisão e recursos, calendário de pagamento, além dos documentos necessários para o requerimento dos benefícios. Também podem obter pela internet a carta de concessão da aposentadoria e demais benefícios e extrato de pagamento. Além disso, é possível atualizar endereço e calcular o valor da Guia da Previdência Social em atraso.

Outros serviços – Também pode ser agendado pelo telefone e pelo site o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como atividade, recolhimento, vínculos e remunerações. Para utilizar alguns serviços, como consulta aos seus vínculos empregatícios e remunerações é necessário ter uma senha, adquirida em uma das agências do INSS. Esse cadastro de senha também pode ser agendado.

A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local.

Fonte: Ascom INSS

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