Cadeia produtiva do leite de Alagoas será beneficiada

Agência AlagoasCadeia produtiva do leite de Alagoas será beneficiada

Cadeia produtiva do leite de Alagoas será beneficiada

O vice-governador José Thomaz Nonô liderou a comitiva de secretários e representantes da cadeia produtiva do leite durante a missão técnica no Canadá, que teve como objetivo conhecer a tecnologia do setor e firmar convênios para cooperação técnica. Durante as reuniões, que aconteceram de 10 a 17 deste mês, foram debatidos investimentos e parcerias entre o país e Alagoas.

“As reuniões e visitas técnicas foram grandes oportunidades para firmar novas parcerias institucionais e privadas, bem como atrair investimentos para o Estado de Alagoas, através da implantação de novas tecnologias e dos novos contatos importantes do setor”, disse o vice-governador.

Na ocasião, o vice-governador apresentou um balanço da economia e do agronegócio em Alagoas, destacando os Arranjos Produtivos Locais (APL) e convidou os técnicos e o prefeito de Saint-Hyacinthe, Claude Bernie, para conhecerem o município de Batalha, considerada a capital da Bacia Leiteira.

“O governo do Estado tem investido nos APL. Ver como funciona a produção do leite no Canadá, na província de Quebec, que são os melhores do mundo, nos estimula ainda mais a desenvolver este setor. Propus ao prefeito de São Jacinto, fazer de Batalha uma cidade irmã”, destacou.

Em visita à província de Québec, que produz mais de 45% do leite no Canadá, a comitiva conheceu os sistemas operacionais e organização do sistema de controle da produção leiteira. “Conhecer as instalações, os programas e projetos de pesquisa, nos deu a oportunidade de realizar cooperação para desenvolvimento e transferência de tecnologia, através da capacitação do nosso corpo técnico. O sistema trará grandes benefícios para a cadeira produtiva do leite em Alagoas”, afirmou Nonô.

A comitiva também visitou as universidades e centros de pesquisas canadenses, a fim de conhecer as novas tecnologias implantadas no setor leiteiro, principalmente nas áreas de genética e nutrição animal. Para o vice-governador, a viagem proporcionou troca de experiências importantes, processos inovadores como genética, fertilidade, controle, qualidade e comercialização dos animais.

“Através de possíveis acordos de cooperação, poderemos levar esta inovação para o Estado. Com a transferência da tecnologia podemos avançar no setor produtivo do leite”, declarou Thomaz Nonô. Durante as visitas, a comitiva conheceu o modelo de formulação de preços e regulamentação de qualidade e quantidade de animais. “Este sistema garante a comercialização e a estabilidade do preço do produto, além de serem controlados e pelo próprio produtor rural com o apoio do governo”.

Na próxima quinta-feira (22), às 15h, o vice-governador se reúne com os demais participantes da comitiva para iniciar os trâmites do intercâmbio técnico e prático da gestão do sistema de produção e transformação do leite, adequando o sistema para o setor leiteiro de Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos