Brasil e Argentina decidem em jogo fora do ‘contexto’

Globo.comMano Menezes

Mano Menezes

Apagão. Paralisação de trabalhadores na véspera da decisão. Jogo fora do “contexto”. Com todos esses ingredientes e opiniões, Brasil e Argentina se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Bombonera, em Buenos Aires, em partida que define o campeão do Superclássico das Américas. Apesar de todos os percalços, o duelo tem um chamariz: a dupla Diego Cavalieri e Fred, ambos do Fluminense, será titular da Seleção de Mano Menezes e ambos entram na briga por uma vaga no time que vai disputar a Copa das Confederações em 2013.

O confronto desta quarta-feira será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o duelo em Tempo Real. Mas antes de chegar ao tão sonhado dia da decisão, Brasil e Argentina sofreram. A primeira pedra no sapato aconteceu em Resistência, em setembro. Por conta de um curto circuito em uma das torres do estádio, um apagão adiou o confronto. A CBF chegou a cogitar ficar com a taça, mas uma nova data foi marcada.E o dia escolhido foi justamente esta quarta-feira. Mas não poderia ser tão fácil. Na véspera, uma greve de trabalhadores transformou Buenos Aires em uma cidade fantasma. Alguns protestos foram registrados, as principais entradas da capital foram fechadas, voos cancelados… O caos se instalou um dia antes do duelo entre brasileiros e argentinos no mítico estádio do Boca Juniors.

Mas nem mesmo tal situação impediu a delegação brasileira de chegar à cidade para um jogo fora do “contexto”. Foi com essa opinião que Mano Menezes definiu a partida desta quarta-feira. Segundo o treinador, o duelo perdeu um pouco o sentido por conta da distância em relação ao primeiro jogo, realizado no início de setembro, em Goiânia. Em campo, vitória do Brasil por 2 a 1.- Nós estamos encarando como um jogo isolado, em função de ter ficado fora do contexto normal. Foi tudo muito distante. Perde a referência do primeiro jogo. Os brasileiros estão em final de temporada. É possível ver o desgaste no semblante de cada um. Então, vamos, como sempre, tentar obter o melhor. Muitos dos jogadores estão tendo a chance pela primeira vez e, por conta disso, respeito toda essa situação.

Vale lembrar que um empate simples garante o bicampeonato do torneio para a seleção brasileira. Em caso de vitória dos argentinos por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Triunfo por dois gols de vantagem garante o caneco para os donos da casa. O confronto marcará também a estreia do Brasil na Bombonera. Será o primeiro jogo da história da equipe no estádio.

Além disso, a partida será a última da Seleção na temporada. A partir de agora, Mano terá apenas três compromissos para definir a equipe para a Copa das Confederações – uma data em fevereiro e duas em março. De acordo com a CBF, a tendência é que apenas a primeira partida de 2013 seja na Europa (amistoso contra a Inglaterra, em Wembley, em Londres). Os outros jogos devem ser no Brasil.

Mano aposta em entrosamento de Atlético-MG e Fluminense

O treinador da Seleção não quis divulgar a equipe que vai enfrentar a Argentina. Porém, bateu o martelo em que será o dono da camisa 1: Diego Cavalieri. O arqueiro, destaque do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro, terá a sua primeira oportunidade com a amarelinha.

– Eu acho que tudo tem momento e hora certa. Saber trabalhar, esperar o seu momento. Sempre procurei fazer o meu melhor. Ciente da responsabilidade que é vestir a camisa da Seleçao. Principalmente por se tratar de um Brasil x Argentina. Nunca escolhemos a oportunidade, o momento. A chance aparece e tem de saber aproveitar – disse o goleiro
Além dele, Mano também deve confirmar horas antes do jogo as escalações do lateral-esquerdo Carlinhos, do volante Jean, do meia Thiago Neves e do atacante Fred. Todos do Fluminense. Além deles, três atletas do Atlético-MG também têm chances de começar na equipe principal: os zagueiros Réver e Leonardo Silva e o lateral-direito Marcos Rocha.

O atacante Fred também é um capítulo à parte nesta partida. Preterido por Mano após os jogos contra a Costa Rica e o México, em outubro do ano passado, o jogador voltou à Seleção após o desempenho excepcional no Brasileirão. Foram 19 gols com a camisa do campeão Fluminense e o clamor popular por seu retorno.

– Nunca tive problema com o Fred. Tentei dizer isso muitas vezes, mas as pessoas têm dificuldade de acreditar na verdade. Apenas confirmei na prática aquilo que também falei: o considero um grande jogador e por isso está na Seleção.

Sabella deve escalar quatro “brasileiros” para buscar o caneco

O técnico da Argentina, Alejandro Sabella, usou o mesmo expediente de Mano Menezes e preferiu não divulgar a escalação da equipe para o jogo desta quarta-feira, na Bombonera. Porém, a tendência é que Guiñazu, Montillo, Martínez e Barcos, todos atletas que atuam no futebol brasileiro, sejam escalados para iniciar o confronto contra o time canarinho.

Argentina : Orión, Lisandro López, Sebá Domínguez, Desábato e Peruzzi; Cerro, Guiñazu, Vangioni e Montillo; Martínez e Barcos. Técnico: Alejandro Sabella

Brasil: Diego Cavalieri, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Carlinhos; Ralf, Paulinho, Jean e Thiago Neves; Neymar e Fred.
Técnico: Mano Menezes

Data: 21/11/2012 Local: estádio Bombonera, em Buenos Aires (Argentina)

Árbitros: Não divulgado Auxiliares: Não divulgados

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos