Governo do Estado inaugura Presídio de Segurança Máxima

Unidade foi projetada para alojar criminosos de alta periculosidade.

SGAPUnidade foi projetada para alojar criminosos de alta periculosidade.

Unidade foi projetada para alojar criminosos de alta periculosidade.

O Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) inaugura na próxima quarta- feira (12) o Presídio de Segurança Máxima, que fará parte do complexo prisional de Alagoas.

A obra permitiu dobrar o número de vagas da unidade, pois absorveu o primeiro Módulo de Segurança que foi implantado em 2011, e contava com 96 vagas. Agora o Presídio de Segurança terá 192 vagas, todas destinadas a criminosos de alta periculosidade.

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) autorizou a utilização de recursos do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp) da ordem de 3,6 milhões de reais para a execução obra. Além da ampliação no número de vagas, o Presídio ganhou novas instalações como área administrativa e de revista de visitantes, recepção e uma guarita. Também fará parte da unidade o parlatório, seis quartos para visita íntima e sala para atividades de laborterapia.

Os dois módulos e demais instalações constituem uma nova unidade prisional, independente e com administração própria. Alguns dos elementos que chamam atenção no Presídio de Segurança Máxima são a economia e a praticidade operacional. O controle da água, energia e abertura das portas são feitos individualmente pelos agentes penitenciários treinados para atuar na unidade, através de plataformas aéreas, sem contato com os internos.

As celas, que são pré-moldadas em concreto de alta resistência, possuem isolamento térmico, o que garante uma redução de 15% da temperatura em seu interior, diminuindo o consumo de energia elétrica. Além disso, o novo Presídio também tem uma redução de 80% do consumo de água, quando comparado a uma unidade tradicional.

Fonte: SGAP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos