Alagoanos aparecem no ranking dos 20 senadores mais atuantes de 2012

Agência SenadoSenadores Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB)

Senadores Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB)

Os nomes dos senadores alagoanos Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP) aparecem, respectivamente, na sétima e décima sétima colocações em um ranking com os 20 senadores que mais trabalharam em 2012 por um País mais moderno e competitivo. O ‘ranking do progresso’ foi publicado na edição da revista Veja desta semana.

De acordo com a reportagem, o estudo foi feito pela revista com a colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), levando em conta o desempenho dos parlamentares, em palavras e votos, em relação a questões vitais em tramitação na Câmara e no Senado Federal.

Para cada um dos parlamentares foi dada uma nota até dez, baseada em nove eixos, que vão desde discussões para um sistema tributário mais simples, infraestrutura e combate a corrupção até a diminuição da burocracia e propostas de leis trabalhistas que respeitem empregadores e empregados.

Os deputados e senadores pontuaram de acordo com o posicionamento de cada um em relação aos temas selecionados e afetados no Congresso por 142 projetos de lei e medidas provisórias analisadas durante o estudo. Renan Calheiros ficou com 8 pontos e Benedito de Lira com 6.7.

O primeiro lugar entre os senadores ficou com Eunício Oliveira (PMDB/CE), com 10 pontos, e, entre os deputados federais, com Felipe Maia (DEM/RN), que também obteve 10 pontos no estudo.

Análise

Os pesquisadores aplicaram a todos os deputados e senadores listados um modelo de análise que permite classificá-los em um ranking. O passo inicial foi selecionar as proposições mais relevantes entre as centenas de medidas provisórias, projetos de leis ordinárias e complementares e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso em 2012, as 142 que compõem o estudo.

Cada uma das proposições foi classificada como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre os nove eixos definidos por Veja.

O segundo passo foi selecionar as ações parlamentares. Galgaram posições no ranking aqueles que, em seu cotidiano legislativo, defenderam as propostas a favor dos nove temas centrais estabelecidos por Veja e perderam pontos aqueles que estiveram contra as ideias consideradas positivas em favor de um Brasil mais moderno e competitivo.

Fonte: *Com Revista Veja

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos