Sesau alerta hospitais sobre gripe A

SesauGripe A

Gripe A

Mesmo com a diminuição de casos suspeitos de gripe A, em Alagoas, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) continuam em alerta para atender os casos no Estado. Para avaliar e discutir as estratégias de enfrentamento da Influenza (H1N1) em Alagoas, na segunda-feira (11) será realizada uma reunião, a partir das 15h, no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), com os representantes do Comitê da gripe A para discutir o assunto.

Durante esta semana, o Ministério da Saúde (MS) enviou uma nota técnica sobre a situação de alerta nacional, em função dos casos de Influenza ocorridos no Rio Grande do Norte (RN) no final de 2009. De acordo com o MS, naquele estado foram registrados 25 óbitos entre as semanas epidemiológicas 32 a 48, dos quais 10 confirmados para gripe A.

“Com base nesses dados e considerando a semelhança climática de Alagoas e do Rio Grande do Norte como também o aumento do fluxo turístico devido à alta temporada do verão, orientamos todos os hospitais a manterem-se alertas e intensificarem a busca ativa de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) considerando as definições e condutas orientadas pelo MS”, diz a nota, que foi encaminhada pela Sesau aos hospitais de Alagoas.

Segundo a técnica da Sesau, Mônica Cabral, no ano passado a secretaria desenvolveu diversas ações para o enfrentamento da gripe em Alagoas com capacitação destinada aos profissionais de saúde dos 102 municípios que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF), diretores de hospitais e profissionais da área de turismo no Estado. Além disso, foram realizadas campanhas informativas nas escolas, hospitais, porto, aeroporto, hotéis, pousadas e restaurantes sobre as orientações dos sintomas e cuidados com a doença.

“Apesar da diminuição dos casos de gripe A no Brasil e em Alagoas, técnicos da Sesau vêm desenvolvendo ações para os cuidados e controle da doença, recomendações em casos suspeitos, os sintomas e a prevenção. Além disso, os técnicos do Cievs continuam trabalhando em regime de plantão 24 horas”,
afirmou a técnica, acrescentando que já está sendo trabalhada a consolidação do plano de ações da Infuenza H1N1 para 2010, que deve ser apresentado e discutido durante a reunião do Comitê, na próxima semana.

Casos da doença – Desde o aparecimento do primeiro caso de gripe A em Alagoas, foram notificados 31 casos da doença, sendo que nenhum foi contraído no Estado, e desde o dia 02 de novembro não houve registro de novos casos suspeitos.

Os principais sintomas da gripe A são: febre superior a 38° C, tosse e dispnéia, acompanhada de manifestações gastrintestinais. Em caso suspeito da doença ou para adquirir mais informações, qualquer pessoa pode acionar o Cievs, que conta com uma equipe técnica de plantão 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana, por meio dos telefones 08002845415, 3315-2059/ 1668 8882-9752 ou pelo e-mail notifica@saude.al.gov.br.

Vacina – O Ministério da Saúde fechou acordo com três diferentes fornecedores de vacina contra o vírus da gripe pandêmica A(H1N1), o que garantirá ao país a aquisição total de 83 milhões de doses para sua estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica, a ser realizada entre março e abril de 2010. Os laboratórios enviarão as doses ao ministério de maneira escalonada, entre janeiro e março. O investimento total do Ministério da Saúde, responsável também pela distribuição das vacinas aos estados, é de R$ 1,006 bilhão.

Até o início de fevereiro, o Ministério da Saúde deverá anunciar, em detalhes, a estratégia nacional de vacinação contra a gripe pandêmica para o país. “O que é importante que todos saibam é que não há, neste momento, distribuição de vacina à população em nenhum estado brasileiro. As doses serão distribuídas nacionalmente quando houver estoque suficiente para viabilizar a estratégia de vacinação simultanamente em todo o país”, diz o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos