Polícia Civil dá início à investigação sobre morte de líder rural

Sebrae/AquivoMarco Salgueiro (E) foi executado por motoqueiros em São José da Tapera

Marco Salgueiro (E) foi executado por motoqueiros em São José da Tapera

O delegado Guilherme Sillero, titular da Delegacia Regional de Santana do Ipanema, dá início nesta quinta-feira, 14, à oitiva das testemunhas sobre o assassinato do líder rural Marco Antonio Nunes Salgueiro, executado a tiros por motoqueiros nas imediações da sua residência na Rua Nova, em São José da Tapera, município a 208 quilômetros de Maceió.

O crime aconteceu por volta das 13h da última terça-feira, 12. O corpo de Marco Antonio foi enterrado na tarde de ontem sob forte comoção. O sepultamento, segundo familiares e amigos, reuniu cerca de três mil pessoas no pequeno cemitério da cidade.

A popularidade de Marco Antonio se dá à sua atuação nos assentamentos no Sertão de Alagoas, principalmente nas cidades de São José Tapera e Senador Rui Palmeira. Apesar de não ser ligado a nenhum movimento de trabalhadores rurais específico, Marco Antonio é apontado como uma das principais lideranças da região e era considerado um dos fundadores da Cooperativa de Ovinocaprinocultura do Sertão de Alagoas (Cafisa), com a orientação do Sebrae. A produção da cooperativa foi destaque, inclusive, de um anuário da entidade, que destaca histórias de sucesso de empreendimentos em todo o Estado.

O vereador Evandro Cardoso, que denunciou o crime à reportagem do Alagoas24horas, disse que Marco Antonio era conhecido por “defender o sonho de uma sociedade mais justa” e que sua postura idealista teria desagrado alguns interesses na região. “Especula-se, inclusive sobre a autoria material e intelectual do crime, mas caberá à polícia apresentar os culpados”, disse o vereador em entrevista à reportagem.

Ainda segundo Evandro, Marco Antonio foi morto quando chegava à sua residência, após voltar da feira no município de Senador Rui Palmeira. Os assassinos estavam em uma motocicleta cuja placa não foi anotada e a morte do líder foi imediata.

De acordo com informações colhidas junto à Delegacia Regional de Santana do Ipanema, ontem os policiais realizaram diligências em São José da Tapera – uma vez que na delegacia local existe apenas um agente de plantão – e nesta quinta-feira terá início a fase de depoimentos. O agente no entanto, não soube informar quantas pessoas serão ouvidas. A reportagem ainda tentou contato com o delegado que presidirá o inquérito, mas este se encontrava no fórum da cidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos