Estado garante assistência a portador de Lúpus

SesauSesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá garantir assistência aos portadores de Lúpus em Alagoas. O anúncio foi feito na quarta-feira (13) pelo secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, que esteve reunido com integrantes do Grupo de Apoio a Pessoa com Lúpus. O encontro contou com a participação de Fátima Rosendo, presidente do grupo dos portadores da doença e um representante do Ministério Público Estadual.

De acordo com secretário, em Alagoas já existe o Programa Estadual de Assistência a Pessoa com Deficiência Física – Adef, que tem como finalidade encaminhar as ações dos grupos de pessoas portadoras de patologias raras. Motta informou a Sesau estará disponibilizando medicamentos, protetor solar e exames laboratoriais. E, ainda, irá buscar nas redes de saúde da Uncisal, municipal e de reabilitação física assistência para os lúpicos e lúpicas.

Segundo a presidente do Grupo de Apoio a Pessoa com Lúpus, Fátima Rosendo, cerca de duas mil pessoas são portadoras de Lúpus em Alagoas. Fátima disse que saiu satisfeita do encontro com o secretário de Saúde, que garantiu assistência para os lúpicos (as), inclusive para atividades que realizam todos os anos no Dia Mundial do Paciente com Lúpus, que transcorre em 10 de maio.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica que ainda tem sua causa desconhecida, onde ocorrem alterações fundamentais no sistema imunológico, atingindo predominantemente mulheres. O portador da doença desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo consequentemente afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. “O LES faz com que a pessoa se torne alérgica a ela mesma, o que caracteriza com uma doença auto-imune. Mas não se trata de uma patologia contagiosa, infecciosa ou maligna”, ressaltou Fátima Rosendo.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos